Migalhas Quentes

Empresa de telefonia indenizará por negativação indevida de cliente

Para magistrada, empresa de telefonia não comprovou que cliente contratou o serviço que teria gerado inadimplência.

11/2/2020

Após negativar indevidamente uma cliente, uma operadora de telefonia, deverá indenizá-la por danos morais. Decisão é da juíza de Direito Danielle Maria Busato Sachet da 2ª vara Cível da comarca de Curitiba/PR.

A cliente ajuizou ação indenizatória após ter seu nome incluído no rol de devedores pela operadora. A mulher alegou que a inadimplência não existia e pleiteou o pagamento de danos morais, requerendo a antecipação dos efeitos da tutela para que a empresa retirasse seu nome da lista de devedores.

A empresa, ao se defender, confirmou que a autora firmou contrato de serviços com a operadora e teria deixado de adimplir com as faturas.

Ao analisar o caso, a magistrada explicou que a controvérsia reside na legalidade do débito e se foi indevida a restrição do nome da autora junto aos órgãos de proteção ao crédito, bem como se tal fato foi ensejador de danos morais.

A juíza afirmou que a empresa não apresentou qualquer comprovação da referida contratação, como o instrumento de contrato, gravação da ligação do autor visando a contratação do serviço, comprovante de instalação, de utilização do serviço, entre outros.

Analisando os documentos, a magistrada concluiu que a ré deixou de comprovar a legalidade de quaisquer débitos, mostrando-se ilícita e abusiva a inscrição do nome do autor em órgãos restritivos de crédito.

A respeito dos danos morais gerados à autora, a magistrada concluiu que a negativação foi indevida e causou dano moral, “não somente pela restrição que promove ao crédito, bem como pela mácula que fica perante aqueles que tomam conhecimento da negativação além do sentimento de vergonha, impotência e revolta diante do ato danoso promovido pela empresa”.

Com este entendimento, a magistrada condenou a empresa de telefonia a indenizar a cliente no valor de R$ 5 mil.

Escritório Engel Advogados atuou em defesa da consumidora.

Veja a sentença.

_____

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Mulher que teve nome negativado por serviço que não contratou será indenizada

19/2/2018
Migalhas Quentes

TIM indenizará consumidor por cobrança indevida

19/8/2017
Migalhas Quentes

Consumidor será indenizado por negativação indevida

7/7/2017
Migalhas Quentes

Consumidor receberá em dobro por cobrança indevida de ponto adicional

8/3/2017

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024