Migalhas Quentes

Plano de Recuperação Judicial da Seara Agronegócio impacta mercado econômico

Valor total da recuperação é de aproximadamente R$ 2,3 bilhões.

10/2/2020

A Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, com sede no Paraná, é uma trading de grãos - intermediadora entre produtores locais e importadores de grãos. A empresa aprovou um plano de recuperação judicial no valor de aproximadamente R$ 2,3 bilhões.

O plano reestruturação da Seara é bastante complexo e traz alternativas interessantes e criativas para solucionar a crise da empresa. O TJ/PR confirmou a decisão de homologação proferida pela juíza da vara única da Comarca de Sertanópolis/PR, garantindo, a partir de pequenas ressalvas, maior segurança aos credores e devedora.

“A homologação do Plano de Recuperação da Seara contempla a confiança de importantes empresas do setor do agronegócio. Além disso, significa a possiblidade de continuidade do fornecimento de produtos às indústrias e a contribuição para o aquecimento do setor primário, importante fonte de renda da economia nacional”, explica o advogado Rodolfo Salmazo, especialista no caso e sócio no A Santos Advogados Associados.

Para a banca, a aprovação de um plano de recuperação judicial estruturado que permita a manutenção da função social da empresa é essencialmente importante para a economia nacional, sobretudo em momentos de crise.

De acordo com o escritório, esta decisão se reflete na consolidação da jurisprudência quanto aos limites do controle de legalidade, em benefício da coletividade direta e indiretamente afetada, como sugerem alguns doutrinadores e decisões anteriores.

O próximo passo da recuperação do grupo é a venda organizada de seus ativos como forma de viabilizar o pagamento de seus credores, além de garantir a manutenção de empregos e a capacidade de pagamento de tributos.

A recuperação judicial do grupo foi conduzida pelo escritório A Santos Advogados Associados, especializado em Direito de Insolvência.

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Plano de recuperação judicial do Grupo Seara é mantido pelo TJ/PR

3/1/2020

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

Comissão da Câmara aprova piso salarial para advogados privados

2/11/2024

Justiça faz "milagre" frente à alta demanda do Brasil, diz desembargadora

4/11/2024

Gilmar Mendes suspende julgamento sobre igualdade de aposentadoria de policiais

4/11/2024

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024

Por um jogo mais responsável

4/11/2024