A nata da advocacia arbitral esteve reunida ontem, em SP, para comemorar os 40 anos do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Em linda festa, embalada ao som de banda cover do Queen, o maior centro de arbitragem do país celebrou o crescimento da matéria como mecanismo para a solução de controvérsias no Brasil. Desde a fundação do CAM-CCBC foram instaurados mais de mil procedimentos arbitrais. Para atual preidente, Eleonora Coelho, a data é um marco na história da entidade. “Hoje tenho a grande satisfação de estar na Presidência do CAM-CCBC, a primeira mulher em 40 anos de história da instituição.”
Fundado em 26 de julho 1979 por um grupo de advogados e professores de Direito, o Centro atua na resolução de disputas domésticas e internacionais, administrando procedimentos de Arbitragem, Mediação, Comitês de Prevenção e Resolução de Disputas e Comitês de Registro de Domínio.
Em uma época que a Arbitragem era pouco conhecida no Brasil, o CAM-CCBC antecipou-se à regulamentação da atividade. Quando a legislação veio, em 1996, com a promulgação da Lei de Arbitragem (Lei n. 9.307/96), o CAM-CCBC logo se destacou na cena nacional, por já estar estruturado para oferecer serviços de referência e por estar alinhado às melhores práticas internacionais no campo dos ADRs.