O desembargador Federal Mairan Gonçalves Maia Junior foi eleito nesta quarta-feira, 4, para a presidência do TRF da 3ª região no biênio 2020/22. Ele recebeu 94,8% dos votos válidos.
A desembargadora Federal Consuelo Yoshida foi eleita vice-presidente, e quem assume a Corregedoria será a desembargadora Federal Marisa Santos.
A nova gestão deve ter início em março do ano que vem.
Mairan Maia é professor Livre-Docente em Direito Civil pela PUC/SP (2018). Doutor em Direito Direito Civil (2008), e mestre em Direito, na área de Direito das Relações Sociais (1991), também pela PUC/SP. É desembargador Federal do TRF-3 há 19 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1987), e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1987), foi juiz estadual em São Paulo e advogado.
Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida tomou posse na Corte em agosto de 2002, nomeada pelo critério do quinto constitucional, tendo integrado anteriormente o Ministério Público Federal. Mestre Doutora em Direito pela PUC/SP, ingressou no MPF em 1991 como procuradora, sendo promovida a procuradora regional da República em 1998.
Bacharel em Direito pela USP e mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP, Marisa Santos ingressou no tribunal em setembro de 2002. Antes da magistratura, atuou como Procuradora do Estado de São Paulo e professora de Direito Previdenciário.
Eleições
As eleições para o próximo biênio foram realizadas nesta quarta-feira, às 13h30. O presidente é eleito por seus pares – Tribunal Pleno – a cada dois anos.