Migalhas Quentes

AASP entrega sugestões para melhorias no PJe e no PJe-Calc ao presidente do TST

Para a Associação, o PJe-Calc é um sistema interessante e traduz o avanço da tecnologia.

20/11/2019

O presidente da AASP, Renato Cury, e os conselheiros Elaine Beltran e Heitor Cornacchioni entregaram, ontem, 19, ao presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, e ao juiz Fabiano Pfeilsticker, coordenador Nacional do Sistema PJe do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, documentos com 22 sugestões para melhorias no sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) e para o aperfeiçoamento da plataforma de cálculos de liquidação de sentença, o PJe-Calc, cuja utilização será obrigatória a partir de julho de 2020.

Para a Associação, o PJe-Calc é um sistema muito interessante e traduz o avanço da tecnologia, "primordial para o desenvolvimento profissional dos advogados, o que consequentemente é de grande importância para a AASP".

No entanto, a Entidade considera que a imposição da utilização do PJe-Calc aos advogados, nos termos do art.22, § 6º, da resolução nº 241, do C.TST, abriga uma inconstitucionalidade de per si (princípio da reserva legal) e uma ilegalidade (norma de conteúdo processual), e por isso sugere que a utilização da plataforma PJe-Calc seja facultativa e não obrigatória.

A AASP observou ainda no documento que foram constatadas algumas compreensíveis inconsistências no sistema, que com o tempo certamente serão solucionadas, tais como: 1. ausência de opção de aplicação de juros para cálculo dos honorários advocatícios; 2. o programa não admite o cálculo de horas extras em sistema de banco de horas; e 3. o programa não é adaptável aos limites e variações impostos pelo pedido e pela sentença.  

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Empregado que foi para parque aquático durante atestado tem justa causa mantida

22/7/2024

TRT-11 cancela súmula sobre remuneração de empregados da Petrobras

22/7/2024

TST afasta execução de bens de sócios para pagar dívida trabalhista

22/7/2024

Delegado que dirigiu bêbado é condenado por agressão e perde cargo

21/7/2024

STJ anula execução de instrumento de confissão de dívida firmado em contrato de factoring

22/7/2024

Artigos Mais Lidos

Transtorno de ansiedade pode aposentar no INSS?

22/7/2024

CIPA - Dispensa imotivada recusa de retorno ao trabalho: Indenização

22/7/2024

Limites de isenção do ITCMD

23/7/2024

O cônjuge e o direito a herança, diante da reforma do CC

23/7/2024

A herança digital na reforma do Código Civil

22/7/2024