Migalhas Quentes

STJ: Schietti aplica prazo do CPP e ordena que JECrim julgue apelação considerada intempestiva

Ministro ainda afirmou que a não apresentação das razões no prazo configura mera irregularidade, não justificando o não conhecimento.

12/11/2019

Ministro Rogério Schietti, do STJ, deu provimento a RHC para determinar que turma recursal do JECrim conheça e julgue apelação apresentada pelo réu no prazo previsto no CPP.

O colégio recursal havia julgado o recurso interpestivo, por considerar que o prazo aplicável é o previsto na lei dos Juizados Especiais. Mas o ministro reconheceu a possibilidade da aplicação de prazo estabelecido no CPP e destacou que "a não apresentação das razões no prazo mencionado configura mera irregularidade, que não justifica o seu não conhecimento por intempestividade".

O autor foi condenado por lesão corporal leve a três meses de detenção em regime inicial aberto, no âmbito do Juizado Especial Criminal de Bauru. Após a sentença, interpôs recurso com fundamento no art. 600, § 4º, do CPP, o qual trata de prazo para apelação, que foi recebido e processado em 1º grau.

Mas, em julgamento no colégio recursal, o apelo não foi conhecido e considerado intempestivo. Definiu-se que seria necessário seguir o prazo estabelecido pela lei dos Juizados Especiais, 9.099/95, considerando-se que, no âmbito do Juizado Criminal, não se aplica o artigo 600 do CPP.

A defesa recorreu ao STJ, onde o ministro Rogério Schietti observou que o acórdão vai de encontro à jurisprudência sedimentada na Corte Superior. Para o relator, não obstante o art. 82 da lei 9.099/95 contenha a previsão sobre o prazo, "certo é que a não apresentação das razões no prazo mencionado configura mera irregularidade, que não justifica o seu não conhecimento por intempestividade".

Por tal razão, deu provimento ao recurso em HC a fim determinar que a turma criminal do colégio recursal de Bauru conheça e julgue a apelação criminal.

 O escritório MCP| advogados – Machado, Castro e Peret atuou na defesa.

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024