Advogados de todas as partes do Brasil estiveram reunidos nos dias 7 e 8, no Rio de Janeiro, para a realização do Enja Rio - 18º Encontro Nacional da Jovem Advocacia. Sediado pela primeira vez na cidade, o evento faz parte do calendário oficial do Conselho Federal e busca mobilizar os advogados com até cinco anos de carteira da Ordem, que hoje representam quase metade do um milhão e cem mil advogados ativos do país.
O evento trazia como tema a OAB do Século XXI: "Democracia, Institucionalidade e Inovação". A saturação do mercado, o papel institucional da Ordem e a importância do sentimento de pertencimento à classe, a crise econômica, os ataques recentes à categoria e a disseminação da inteligência artificial nortearam os mais de 40 paineis realizados na edição, que tem o slogan “conectar para transformar”. As mesas, das quais participaram mais de cem palestrantes, foram divididas em três eixos temáticos: democracia, institucionalidade e inovação.
A ideia de fortalecimento da classe e da Ordem foi passada nos painéis. O tema pautou o discurso do presidente da seccional, Luciano Bandeira, na solenidade de encerramento.
“Vocês são fundamentais para, no presente, construírem o futuro da advocacia nacional, uma profissão que tudo tem a ver com o conceito da democracia.”
A TV Migalhas conversou com alguns representantes das comissões jovens de seccionais, e outros participantes do evento, que destacaram a importância do encontro para a renovação da advocacia.