Migalhas Quentes

Companhia aérea deve indenizar por cancelamento de voo sem motivação

Decisão é da Justiça de SC.

15/9/2019

A companhia Azul Linhas Aéreas deverá indenizar uma consumidora que teve voo cancelado sem motivação. Decisão é do 1º JEC do TJ/SC

De acordo com os autos, após uma realocação em um novo voo, ao chegar no destino, a mulher estava 7 horas atrasada.

Ao analisar o caso, o juiz de Direito Antonio Augusto Baggio e Ubaldo defendeu que o transporte aéreo deve ser algo eficaz, que segue o cronograma na forma e no tempo previsto.

“Nesse sentido, o consumidor que contrata tal serviço pretende ser levado de um lugar a outro em dia e horário determinados, juntamente com seus bens, em perfeitas condições.”

O julgador afirmou que, para exclusão da responsabilidade, a companhia aérea deveria comprovar que, tendo prestado o serviço, o defeito não existe ou que houve culpa exclusiva do consumidor ou de terceiros, como previsto no CDC, o que não ocorreu.

Com esse entendimento, o magistrado condenou a empresa a indenizar a consumidora, a títulos de danos morais, em R$8 mil. 

O advogado Rafael Sanguiné  e Felipe Chechi Ott   da banca Ott e Sanguine Advogados e Consultores atuou em defesa da consumidora. 

Veja a decisão

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Companhia aérea deve indenizar por atraso em embarque causado por overbooking

17/12/2018
Migalhas Quentes

Advogado explica os direitos do consumidor por atraso de voos

23/6/2018
Migalhas Quentes

Barroso reforma decisão que aplicava CDC em caso de atraso em voo internacional

22/4/2018
Migalhas Quentes

Avianca indenizará casal por atraso em voos durante lua-de-mel

29/3/2018
Migalhas Quentes

Gol indenizará passageiros por atraso de viagem

7/1/2018
Migalhas Quentes

TAM indenizará casal que perdeu ano novo com familiares por atraso em voo

4/1/2018
Migalhas Quentes

Cia aérea indenizará família por atrasos de mais de 60 horas em voos

11/11/2017
Migalhas Quentes

Consumidor será indenizado por atraso em voo

2/11/2017
Migalhas Quentes

TAM deverá indenizar passageiro que perdeu conexão por atraso injustificado

11/8/2017
Migalhas Quentes

Consumidor será indenizado em R$ 31 mil por problemas em voos de ida e volta

11/3/2017
Migalhas Quentes

Companhia aérea indenizará por atraso em voo e falta de assento adequado

25/9/2015

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Suzane Richthofen é reprovada em concurso de escrevente do TJ/SP

23/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Reflexões sobre a teoria da perda de uma chance

22/11/2024

Ficha de EPI digital e conformidade com normas de segurança

21/11/2024