Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Comentários à Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016)"

A obra tem como proposta levar a sério as peculiaridades que justificam e orientam as entidades estatais diante dos desafios de governança.

23/9/2019

A obra "Comentários à Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016)" (Fórum - 477p.), escrita por Bernardo Strobel Guimarães, Leonardo Coelho Ribeiro, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, Isabella Bittencourt Mäder Gonçalves Giublin e Juliana Bonacorsi de Palma, tem como proposta levar a sério as peculiaridades que justificam e orientam as entidades estatais diante dos desafios de governança que lhes são colocados nesta quadra histórica da sociedade brasileira. 

Não se limita a replicar a letra da lei e tampouco tecer comentários já feitos a dispositivos inspirados em outros regimes jurídicos. Promove uma releitura, artigo a artigo, do papel das empresas públicas, das sociedades de economia mista e suas subsidiárias diante de seus objetivos sociais, da centralidade de seus novos arranjos de governança corporativa, assim como de seus procedimentos licitatórios e suas atividades contratuais. 

Trata-se de um livro de consulta cotidiana e obrigatória para lidar com estas organizações em suas especiais funções diante da Administração Pública e do desenvolvimento nacional.

Sobre os autores:

Bernardo Strobel Guimarães é mestre e doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP. Professor da PUC/PR e advogado.

Leonardo Coelho Ribeiro é advogado e professor convidado de Direito Administrativo da FGV Direito Rio. Mestre em Direito Público pela UERJ e especialista em Litígios e Soluções Alternativas de Conflitos pela FGV Direito Rio. 

Carlos Vinícius Alves Ribeiro é mestre, doutor e pós-doutor em Direito de Estado pela USP. Promotor de Justiça no Estado de GO, membro auxiliar no Conselho Nacional do Ministério Público. Professor Adjunto de Direito Administrativo na PUC/GO. Membro do Centro de Estudos de Direito Administrativo, Ambiental e Urbanístico da USP.

Isabella Bittencourt Mäder Gonçalves Giublin é advogada. Graduada na PUC/PR, pós-graduada pela Universidade Anhanguera em Direito Público e pós-graduada pela PUC/PR em Licitações e contratos Administrativos.

Juliana Bonacorsi de Palma é professora da FGV Direito SP, mestre e doutora pela faculdade de Direito da USP e LL.M. pela Yale Law School. 

________

Ganhador:

Wellington Gomes Pereira, de Tatuí/SP

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Desembargador que negou prioridade a advogada gestante pede licença médica

1/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Holding familiar: Desafios jurídicos e propostas de soluções

1/7/2024