Começa nesta quinta-feira, 22, em Salvador/BA a 4ª edição do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção. Com o tema “Novos rumos no combate à corrupção e à criminalidade organizada: o Brasil pós Operação Lava Jato e a experiência italiana”, o evento reúne delegados federais, especialistas em segurança, magistrados e membros do governo da Itália.
A organização do simpósio é realizada pela ADPF - Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, regional da Bahia.
Em entrevista ao Migalhas, o delegado Federal Edvandir Felix de Paiva, presidente da ADPF, falou sobre a autonomia da PF. "Precisamos de uma autonomia no orçamento, no financeiro, e que haja autonomia administrativa, para que o diretor-Geral possa regulamentar internamente os procedimentos da PF e que possa formar sua equipe: indicar livremente".
O delegado também falou sobre os desafios do combate à corrupção. Assista à entrevista:
Palestrantes
O desembargador João Pedro Gebran Neto, do TRF da 4ª região, abrirá o evento com a palestra sobre os desafios atuais do combate à corrupção. O ministro da CGU, Wagner de Campos Rosário, discorrerá sobre os acordos de leniência, programas de integridade e compliance.
Erika Marena, delegada da PF que conduziu os trabalhos na Lava Jato, falará sobre uma perspectiva história da maior operação de combate à corrupção já deflagrada no país.
Embaixador da Itália, Antonio Bernardini, estará presente na mesa "Operação Mãos Limpas: a experiência italiana no combate à corrupção e a criminalidade organizada" para fazer uma reflexão sobre os aprendizados do Brasil com a experiência italiana.
O ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto encerrará o evento com a palestra sobre eficácia do Direito Penal na Constituição.
Fique por dentro da programação.
_____________