Migalhas Quentes

Justiça do Rio acaba com a fila para entrega de petições

19/9/2006


Solução simples

 

Justiça do Rio acaba com a fila para entrega de petições

 

A adoção de uma medida aparentemente simples acabou com um antigo problema enfrentado por milhares de pessoas que circulam pelo Fórum Central do Rio: a fila para a entrega de petições no Protocolo Geral das Varas (Proger). A partir de agora, o público passa a contar com mais 12 guichês de atendimento, chegando a um total de 40. Eles foram instalados esta semana pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Zveiter, como parte de um pacote de ações destinadas a agilizar o Judiciário.

 

O Protocolo Geral recebe uma média de 11.500 petições diariamente. Às segundas-feiras e depois de feriados esse número sobe para mais de 13 mil, como ocorreu após o feriado de 7 de setembro, quando foram entregues 17.073 petições. Com os novos guichês, o Proger ganhou mais computadores e a Corregedoria aumentou o número de funcionários no local, totalizando agora cerca de 100 servidores. Para agilizar ainda mais o atendimento, o corregedor estuda a ampliação do horário de funcionamento do setor, que passaria a ter dois turnos. Atualmente, ele funciona das 11h às 18h.

 

“O Proger é fundamental, pois é a porta de entrada do Tribunal de Justiça do Rio sendo inaceitável a fila que se formava para a entrega de petições. Era preciso mudar essa situação. E foi o que fizemos, adotando uma medida que pôde ser posta em prática rapidamente”, afirmou Luiz Zveiter.

 

As mudanças começaram a ser pensadas logo após o corregedor assumir o cargo, há dois meses. Numa visita inesperada ao Proger, ele não gostou do que viu e em minutos planejou a instalação dos novos guichês para desafogar o setor. As obras duraram 20 dias. Os novos boxes foram feitos obedecendo a padrões de ergonometria para não cansar nem tampouco causar lesões nos servidores. O próximo passo, segundo o desembargador, será estender o mesmo sistema aos protocolos das demais comarcas.

 

As primeiras reações do público com as mudanças são de aprovação. “Não tendo fila está ótimo. Venho aqui diariamente e vi a obra sendo feita. O resultado é muito bom”, avaliou a advogada Dalmatie Lannes. Outro que também aprovou foi o advogado Isaias Alves de Menezes: “Acho que vai funcionar. Parece haver mais espaço e guichês suficientes. Mas vamos ver o que vai acontecer após um feriado, que é quando o movimento é maior”, disse. Para a estagiária de Direito Fernanda Ramos, o atendimento melhorou bastante. “Normalmente, perdia até meia hora na fila. Agora, fui atendida na hora”, comemorou.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Supermercado indenizará em R$ 10 mil cliente acusada de furtar ração

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025