Migalhas Quentes

Lobo de Rizzo Advogados estrutura operação de debênture para o Grupo Travessia e para a fintech Solfácil

Operação totaliza dezoito milhões de reais e é a primeira securitização de fintech para financiamento da aquisição de sistemas de energia solar fotovoltaicos.

26/4/2019

A equipe de Mercados Financeiro e de Capitais do escritório Lobo de Rizzo Advogados, sob a liderança do sócio-gestor Milton Pinatti, assessorou o Grupo Travessia e a Solfácil, fintech especializada no financiamento de sistemas de energia solar fotovoltaicos, na estruturação financeira da primeira emissão de debêntures, para colocação privada, da Solfácil Securitizadora, securitizadora do Grupo Travessia, no valor total de dezoito milhões de reais.

A operação se trata da primeira securitização para fintech focada no financiamento de sistemas de energia solar fotovoltaicos no País, realizada através da destinação dos recursos obtidos pela Solfácil Securitizadora com a emissão de debêntures para aquisição de Cédulas de Crédito Bancário (CCBs) provenientes de operações de financiamento tomados por terceiros junto à Socinal para a aquisição e instalação dos sistemas de energia solar fotovoltaicos em residências. As operações de financiamento são originadas através da plataforma digital e proprietária da fintech Solfácil que tem acordo de correspondência bancária junto à Socinal.

A atuação do escritório envolveu a estruturação da operação, incluindo a discussão de sua estrutura e a preparação de todos documentos necessários à estruturação da operação.

"O modelo de securitização utilizado nessa operação, que dispensa o uso de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), é muito comum nos Estados Unidos, mas relativamente novo no Brasil. A estruturação dessa operação para financiamento da aquisição e instalação de sistemas de energia solar fotovoltaicos demonstra a viabilidade dessa forma de financiamento para outros tipos de energia renovável", afirma Milton Pinatti.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF decide que testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue

25/9/2024

Justiça revoga prisão e suspensão de passaporte de Gusttavo Lima

24/9/2024

Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"

25/9/2024

Receita Federal regulamenta atualização do valor de imóveis a valor de mercado

24/9/2024

Advogado é preso suspeito de envolvimento em venda de decisões

25/9/2024

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024