O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, concedeu entrevista à emissora Record TV Europa, na qual foi questionado sobre comentários do ex-primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates. O político português afirmou que o ministro brasileiro é um “ativista político disfarçado de juiz”.
Em entrevista à Record TV Europa, Moro rebateu o ex-primeiro-ministro português e disparou: “Não debato com criminosos pela televisão.”
A afirmação foi feita aos 1 minuto e 34 segundos de vídeo. Confira.
“Ativista político”
“O que o Brasil está a viver é uma desonesta instrumentalização do seu sistema judicial ao serviço de um determinado e concreto interesse político. É o que acontece quando um ativista político atua disfarçado de juiz.”
A frase acima é do ex-primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, em declaração sobre o ministro da Justiça Sergio Moro. A fala de Sócrates é uma reação à fala de Moro que, durante o VII Fórum Jurídico de Lisboa, afirmou ter identificado uma "dificuldade institucional" em Portugal em fazer avançar o processo contra o antigo primeiro-ministro, tal como acontece no Brasil.
Durante uma das palestras que aconteceu no VII Fórum Jurídico de Lisboa, Moro afirmou:
“É famoso o exemplo envolvendo o antigo primeiro-ministro José Sócrates [na Operação Marquês], que, vendo à distância, percebe-se alguma dificuldade institucional para que esse processo caminhe num tempo razoável, assim como nós temos essa dificuldade institucional no Brasil.”