Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito Comercial no Brasil"

A obra discute a importância do Direito Comercial para a economia e sociedade brasileira, bem como analisa sua valorização, função e perspectivas futuras no País.

5/11/2018

O livro "Direito Comercial no Brasil" (Juruá – 275p.), de Paulo Cesar Busnardo Junior, advogado sócio da Peregrino Neto Advogados, retrata a regulação do comércio no Brasil, explicando as contribuições do Direito Comercial para o desenvolvimento econômico e social do País.

O Direito Comercial ajudou a construir a própria identidade brasileira, acompanhando o processo de industrialização e urbanização do País ao longo do último século. Se a legislação comercial do início do século XXI é esparsa e fragmentária, assim foi também, de certo modo, a evolução do próprio Brasil ao longo dos últimos 200 anos: não foi uma evolução linear, organizada, mas sim com diversas marchas e contramarchas, crises cíclicas e momentos de prosperidade, não raro com a exclusão da pobreza para as margens das cidades e acentuados problemas de desigualdade social.

Houve momentos em que a evolução política do Brasil impactou diretamente a formação do direito comercial, quando por exemplo o direito societário serviu como importante ferramenta para a implementação de políticas públicas. O Direito Comercial brasileiro precisa dar conta de regular adequadamente um dos maiores mercados do mundo, balanceando os valores da eficiência e da competitividade empresarial com outros valores democráticos advindos da ordem econômica da Constituição de 1988, tornando o Brasil um país cada vez mais forte e competitivo na economia globalizada.

 

Sobre o autor:

Paulo Cesar Busnardo Junior é advogado sócio da Peregrino Neto Advogados. Graduado em Direito pela UFPR e pós-graduado em Gestão de Direito Empresarial pela FAE Business School. Exerce a advocacia, principalmente, na área do Direito Comercial, atuando também nos ramos do Direito Societário, dos Contratos, da Propriedade Intelectual, Imobiliário e da Tecnologia da Informação.

__________


Ganhador:

João Felippe Sampaio, de Curitiba/PR

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024