Migalhas Quentes

Sorteio da obra "Retroatividade Penal Benéfica"

A partir do reconhecimento da retroatividade penal mais favorável, como regra constitucional, analisa-se diversas situações concretas nas quais guardaria pertinência a aplicação dessa regra.

2/10/2018

O livro "Retroatividade Penal Benéfica" (Saraiva – 209p.), de Vinicius de Toledo Piza Peluso, analisa diversas situações concretas nas quais a lei penal resulta em benefício ao réu, retroagindo para demais atos.

Aplicação da lei é tema central nos estudos de direito material e processual penal, uma vez que neles é excepcionada a regra da irretroatividade da lei. Isso por que, em homenagem ao princípio da dignidade da pessoa humana, a lei penal que resultar benefício ao réu retroagirá para atos praticados antes de sua entrada em vigor. 

Seria, então, caso de indagar se a retroatividade penal mais favorável se traduz num princípio ou numa regra constitucional. Coube, ao autor desse livro, de forma pioneira, dar resposta ao questionamento, definindo-se explicitamente por um dos termos da alternativa proposta.

Dentre as conclusões presentes na obra, o autor afirma peremptoriamente que a retroatividade tem natureza jurídica não de princípio, mas sim de verdadeira regra constitucional.

 

Sobre o autor:

Vinicius de Toledo Piza Peluso é mestre em Direito Penal pela PUC/SP. Professor de Introdução às Ciências Criminais e de Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos. Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e juiz de Direito do Estado de SP.

__________

Ganhadora:

Tatiana Santos Friedrich, do RS.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024