Aplicação da lei é tema central nos estudos de direito material e processual penal, uma vez que neles é excepcionada a regra da irretroatividade da lei. Isso por que, em homenagem ao princípio da dignidade da pessoa humana, a lei penal que resultar benefício ao réu retroagirá para atos praticados antes de sua entrada em vigor.
Seria, então, caso de indagar se a retroatividade penal mais favorável se traduz num princípio ou numa regra constitucional. Coube, ao autor desse livro, de forma pioneira, dar resposta ao questionamento, definindo-se explicitamente por um dos termos da alternativa proposta.
Dentre as conclusões presentes na obra, o autor afirma peremptoriamente que a retroatividade tem natureza jurídica não de princípio, mas sim de verdadeira regra constitucional.
Sobre o autor:
Vinicius de Toledo Piza Peluso é mestre em Direito Penal pela PUC/SP. Professor de Introdução às Ciências Criminais e de Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos. Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e juiz de Direito do Estado de SP.
__________
Ganhadora:
Tatiana Santos Friedrich, do RS.
__________