Raridades
Primeira coletânea de peças de Shakespeare vai a leilão
A primeira coletânea reunindo as peças do dramaturgo inglês William Shakespeare foi a leilão nesta quinta-feira na Sotheby's e alcançou cerca de US$ 5.1 milhões (o equivalente a R$ 11.165 milhões).
O comprador anônimo é um marchand de livros raros.
Entre as nunca impressas na época - o ano de 1623 - estão Mcbeth e Noite de Reis.
Segundo a Sotheby's, a publicação do First Folio, o primeiro portifólio de peças de Shakespeare, pode ter salvo as 18 obras até então inéditas do esquecimento.
O livro, na encadernação original do século 17, foi vendido pela Dr. William's Library, uma biblioteca financiada com dinheiro privado, com fins beneficentes, situada no centro de Londres.
Seus administradores decidiram vender o valioso livro para garantir o futuro da instituição e do seu acervo de livros históricos.
A coletânea foi publicada sete anos após a morte de Shakespeare, em 1616, aos 52 anos.
Segundo a Sotheby's, durante sua vida, o dramaturgo não tomou providências para que suas peças fossem publicadas.
O especialista em literatura inglesa da casa de leilões, Peter Selley, disse: "Cópias razoavelmente intactas do Folio com encadernação da época muito raramente chegam ao mercado".
Acredita-se que cerca de 40 edições completas sobrevivem, mas segundo Selley, existe apenas uma cópia nas mãos de um colecionador particular.
Somente 750 cópias foram impressas em 1623 e cerca de um terço delas sobreviveram, a maioria incompleta.
O First Folio contém "várias marcas e anotações" que oferecem "informações valiosas sobre os primeiros leitores" de Shakespeare, informou a Sotheby's.
__________