Migalhas Quentes

Deputado Paulo Teixeira pede que juiz Marcelo Bretas seja afastado de suas funções

Parlamentar pede no CNJ que magistrado também devolva valores indevidamente recebidos por auxílio-moradia.

7/2/2018

O deputado Federal Paulo Teixeira apresentou nesta terça-feira, 6, pedido de providências e uma reclamação disciplinar ao CNJ contra o juiz Federal Marcelo Bretas, que declarou recentemente receber o auxílio-moradia mesmo sendo casado com uma juíza e possuindo imóvel próprio.

O parlamentar destaca que o auxílio, “como bem claro ficou nas discussões levadas a público pelo STF e pelo CNJ nos últimos dois anos”, é devido aos magistrados cujas comarcas ou circunscrições não possuam residência oficial para juiz, sendo vedado que o magistrado receba o benefício se reside com outra pessoa que já receba verba da mesma natureza, ainda que fosse em outro órgão da administração pública.

Nas petições, endereçadas a presidente do Conselho, ministra Cármen Lúcia, e ao corregedor-Geral de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, o deputado pede que o juiz Marcelo Bretas seja afastado de suas funções até que a reclamação disciplinar seja julgada e que o Conselho suspenda imediatamente o recebimento do auxílio.

Além disso, pleiteia que o juiz seja condenado a devolver aos cofres públicos os valores indevidamente recebidos e à pena de disponibilidade com vencimentos proporcionais, “pela gravidade da conduta praticada”.

“Enquanto permanecer disponível o magistrado terá condições de pensar sobre sua conduta e sobre as escolhas que fez e recuperar a qualidades especiais e superiores que se espera de um magistrado, que são estar acima da ganância mundana, que tantos dramas já criou na história da humanidade; superar o egoísmo e aceitar as regras de sua profissão; zelar pelos interesses e patrimônio público, não se apropriando de benefícios a que não faz jus. Manter-se, em uma palavra, íntegro.”

Veja as íntegras das petições aqui e aqui.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Procurador da AGU é responsável por revelar auxílio-moradia de Marcelo Bretas

30/1/2018
Migalhas Quentes

Associação de juízes defende Marcelo Bretas sobre auxílio-moradia

30/1/2018
Migalhas Quentes

Bretas justifica auxílio-moradia: “Sempre que penso ter direito a algo vou à Justiça”

29/1/2018
Migalhas Quentes

Marcelo Bretas sobre foto com fuzil: “Não sou ingênuo de achar que nada vai me acontecer”

5/1/2018

Notícias Mais Lidas

Juiz, autor de ação, participa de audiência jogando golfe; veja vídeo

30/3/2025

Juíza esposa de policial morto em ataque foi salva por carro blindado

31/3/2025

Homem que apalpou nádega de mulher em elevador indenizará em R$ 100 mil

30/3/2025

Academia indenizará mulher barrada após fazer stiff: "homens no local"

31/3/2025

TJ/SP reduz para R$ 12 mil pensão a filha e neto: "sem ostentação"

31/3/2025

Artigos Mais Lidos

Inconstitucionalidade da lei Federal 15.109/25 que posterga o pagamento de custas nas cobranças de honorários advocatícios

31/3/2025

Incompreensível controvérsia sobre a lei que dispensa adiantamento de custas

1/4/2025

Uma alternativa necessária – A conversão em perdas e danos

31/3/2025

Leilão do imóvel pode ser anulado por erro do banco

31/3/2025

Normas gerais relativas a concursos públicos: Lei 14.965/24

1/4/2025