Aumento
Primeiro Exame de Ordem aplicado este ano pela OAB/MT obteve 36% de aprovação
Esse percentual é referente ao número de candidatos que efetivamente realizaram a prova na primeira fase (1.258). Desses, 453 obtiveram a média na segunda fase, que compreende a prova prática profissional. Desde 2002, este é o maior índice de aprovação no Estado. No primeiro exame de 2005, por exemplo, a Seccional havia registrado apenas 10,11% de aprovação entre os 544 bacharéis em Direito que se inscreveram desde o início das etapas.
“O número de candidatos aprovados revela que os alunos estão se preparando mais para o exame, o que deveria ocorrer sempre”, afirmou o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/MT, João Norberto Almeida Brito.
A matéria que mais obteve aproveitamento na segunda fase foi Direito Tributário, com um total de 45,94%. Já, a disciplina Direito do Trabalho, obteve a menor porcentagem de acertos: 19,18%. Nessa escala seguem Direito Civil, com 36,57% de aproveitamento, e Direito Penal, com 34,14%. As novidades desta edição do Exame de Ordem foram a inclusão da matéria de Direito Internacional Público e o número de questões – que agora passam a ser 100.
O Exame de Ordem, que aponta se os candidatos estão aptos ou não a exercerem a profissão, serve como um termômetro da qualidade da formação oferecida pelos cursos jurídicos aos bacharéis <_st13a_personname productid="em Direito. O" w:st="on">em Direito. O exame é constituído de duas fases. A primeira é uma prova objetiva e a segunda, a prova prático-profissional. João Norberto Almeida Brito avisa que as inscrições para o segundo Exame de Ordem de 2006 já estão abertas na Seccional. A primeira fase será realizada no dia 20 de agosto e a segunda fase, no dia 24 de setembro.
______________