Migalhas Quentes

Novo Fórum é inaugurado em Mangaratiba/RJ

X

3/7/2006

 

Inauguração

 

Novo Fórum é inaugurado em Mangaratiba/RJ

 

A população de Mangaratiba/RJ conta agora com um novo fórum. O presidente do TJ/RJ, desembargador Sergio Cavalieri Filho, inaugurou na última sexta-feira (dia 30 de junho) o novo prédio, batizado com o nome do jurista Odilon Andrade. A obra, que custou cerca de R$ 6 milhões, vai dar mais comodidade aos moradores da região.

 

Durante a cerimônia, Cavalieri voltou a firmar que o problema do Judiciário não é de constituição, mas de gestão. “O que mudou na Justiça foi a gestão. E choque de gestão é isso: em primeiro lugar, instalações adequadas. Não se pode prestar Justiça com dignidade num barraco”, afirmou o presidente do TJ/RJ, referindo-se ao prédio antigo, dez vezes menor que o atual.

 

No entanto, segundo Cavalieri, gestão não se faz apenas com estrutura, mas também com pessoas, a começar pelo magistrado, que tem que ter a consciência de que exerce a justiça para atender à sociedade. “Tenho ido a muitos municípios e o que mais me gratifica é ver os prefeitos elogiando o Judiciário local. Ouvi muitos agradecimentos, mas estamos cumprindo nossa obrigação”, disse ele, que afirmou estar feliz por entregar a Mangaratiba a Justiça que ela merece.

 

O desembargador revelou também que há planos para elevar a comarca de primeira para segunda entrância e elogiou o novo prédio. “A Justiça do Rio está entregando um fórum que não é só bonito por fora, mas instrumentalizado para prestar uma Justiça eficiente e rápida”, completou.

 

O diretor do fórum, juiz Cláudio Ferreira Rodrigues, afirmou que estava animado com a inauguração do novo prédio. Para ele, esta é uma obra para muitos anos. “É uma conquista para a população da região, pois o novo fórum foi concebido especificamente para o atendimento jurídico”, disse o magistrado. O prefeito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito Neto, acredita que o município ganhou um presente.“Sinto-me feliz. Além de dar conforto, o novo fórum também trará desenvolvimento para a região da Praia do Saco, onde está instalado”, declarou Aarão, que entregou uma placa de agradecimento ao diretor do fórum pela iniciativa.

 

Instalado em um terreno cedido pela Prefeitura, na Estrada São João Marcos s/n, o prédio tem 2.397 metros quadrados e será o primeiro a contar com elevador na cidade. Ele também está equipado com ar-condicionado central - o que vai permitir a climatização de todas as salas -, sistema de som, vídeo, alarme, cantina e estacionamento com capacidade para 20 carros.

 

O edifício está dividido em três pavimentos: no primeiro, funcionarão a Defensoria Pública, a carceragem e o Comissariado de Menores; no segundo, a Distribuição, o Juizado Especial Adjunto, o 1º atendimento do Juizado Especial Cível, a Conciliação do Juizado Especial Cível, o Núcleo de Assistência Social e Psicologia, e a Direção do Fórum; no terceiro, ficarão o Contador e Partidor, o Cartório da Vara Única de Mangaratiba, a sala da OAB, o Núcleo do Ministério Público e o Tribunal do Júri. Há ainda espaço previsto para futuras expansões. A Vara Única de Mangaratiba tem atualmente cerca de 10 mil processos.

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ lança novo portal para centralizar serviços do Judiciário

3/12/2024

Eleições OAB 2024: Conheça os novos conselheiros Federais das seccionais

2/12/2024

Defensor público e advogado são presos por ameaças e destruição de provas

3/12/2024

Advogada é algemada por guardas municipais durante assistência jurídica

4/12/2024

Dino comemora vitória do Botafogo na Libertadores durante seu casamento

2/12/2024

Artigos Mais Lidos

Doenças que têm direito ao LOAS: Quais são e como solicitar

2/12/2024

Oportunidades tributárias para pessoas físicas

3/12/2024

Art. 166 do CTN, um dispositivo inútil

3/12/2024

Poder de perdoar: Biden, Bolsonaro e limites do indulto presidencial

3/12/2024

TRT de Campinas entende que cabe à Justiça Comum julgar casos entre pessoas jurídicas

3/12/2024