Os chamados métodos adequados de solução de conflitos têm se mostrado bastante importantes nos atuais cenários social e econômico.
Seu impacto é perceptível para a sociedade como um todo, haja vista que - pela rapidez e pelos custos menores (mediação), ou pela especialidade e também celeridade com que se solucionam os conflitos (arbitragem) - acabam por resolver litígios que, fatalmente, seriam levados ao Judiciário, onde permaneceriam por vários anos.
Tais métodos, sem o excessivo formalismo das demandas judiciais, mas garantidos os princípios gerais do Direito, acabam por propiciar às partes um diálogo mais próximo, possibilitando a esperada pacificação social.
É assim que a obra se apresenta, por meio de artigos com críticas construtivas e reflexões profundas sobre a mediação e a arbitragem.
Sobre os coordenadores:
Asdrubal Franco Nascimbeni é advogado em SP. Bacharel e mestre em Direito Processual Civil pela USP. Doutorando em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC/SP. Palestrante e autor de obras jurídicas.
Maria Odete Duque Bertasi é advogada. Ex-presidente do IASP. Especialista em Contratos.
Ricardo Borges Ranzolin é sócio da banca Silveiro Advogados. Graduado em Direito pela UFRGS. Pós-graduado em Business Administration, pela Harvard Business School. Especialista e pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC/RS. Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/RS. Professor.
__________
Ganhadora:
Ellen Gouvea Alves, do RJ
__________