Migalhas Quentes

TRF da 4ª região disponibiliza sistema de videoconferências para audiências

Advogados poderão utilizar o serviço para audiências e sustentação oral.

8/10/2017

A Justiça Federal da 4ª região passou a disponibilizar, em todas as suas unidades – no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná – um sistema que permite que advogados participem de audiências ou realizem sustentação oral por meio de videoconferências. A disponibilização vale apenas para advogados que têm sessões marcadas em localidades diferentes da sua cidade de origem.

O sistema está disponível no portal do TRF da 4ª região e nos portais das três seções judiciárias (RS, SC e PR). Para acessar o sistema, é necessário entrar nos sites, procurar pela parte relativa a "Serviços" e clicar no ícone "Sob Medida". Os advogados devem realizar um cadastro e seguir as explicações apresentadas no sistema para realizar o agendamento.

Na página do Tribunal estão disponíveis as regras sobre agendamentos de audiências e sustentações orais. Para realizá-las através do sistema, é necessário que os advogados verifiquem se o processo foi incluído em pauta de julgamento, ou se será levado em mesa, e realizar o pedido até no máximo 15 horas antes do dia útil anterior à sessão.

Celeridade e economia

Desde março de 2013, o Conselho de Justiça Federal disponibiliza o sistema de audiências por videoconferência em processos criminais no âmbito da Justiça Federal de todo o país. A sistema adotado foi desenvolvido pela JF do Rio Grande do Sul.

Além disso, o TRF da 4ª região também adotou, há 4 anos, o "Projeto XXI", que elimina a expedição de cartas precatórias inquisitórias por meio da tecnologia. A videoconferência é utilizada nas varas criminais para a realização de tomada de depoimentos de testemunhas e de partes em processos que tramitam em subseções judiciárias diferentes das suas de origem.

Segundo o Tribunal, o uso da videoconferência representa economia de tempo e dinheiro para advogados e partes, já que pode eliminar o custo de deslocamento para a realização de audiências em outras cidades ou sustentações orais na capital gaúcha.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Advogado pode atender cliente por videoconferência

28/11/2016
Migalhas Quentes

Mediação por videoconferência soluciona processo que tramitava havia 22 anos no TJ/RJ

23/11/2016

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024