Novo membro
Lula nomeia advogado para integrar Comissão de Ética Pública
A Comissão de Ética Pública é composta por seis membros e a indicação para ela é de livre nomeação do presidente da República. Embora esteja vinculada à Presidência da República, tem autonomia para examinar casos de desvios de conduta. Foi criada em 26 de maio de 1999 por meio de decreto assinado no primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Desde então, já a integraram nomes como o do ministro aposentado do STF, Célio Borja.
A vaga para a qual Roberto Caldas foi indicado é a primeira de três a serem preenchidas e que foram abertas com o fim dos três anos de mandato (em maio último) do auditor Antoninho Marmo Trevisan, do engenheiro João Camilo Penna e da cientista política Maria Victória Benevides. Integram a Comissão, ainda, o ex-ministro da Fazenda, Marcílio Marques Moreira, o advogado e ex-ministro do TSE, Fernando Neves, e a advogada Cármen Lúcia Antunes Rocha. A vaga de Cármen Lúcia também deve ser renovada, uma vez que a advogada foi indicada pelo presidente Lula para o cargo de ministra do STF e toma posse hoje.
“Como o período de permanência de cada membro na Comissão é de três anos, a indicação não está vinculada a mandatos presidenciais”, afirmou Roberto Caldas, que ficou honrado com a indicação de seu nome para integrar o grupo. Para compô-lo, normalmente buscam-se nomes que não tenham comprometimento com funções do governo. Durante a gestão do presidente Lula, foram nomeados Cármen Lúcia Antunes Rocha e Fernando Neves e renovadas as permanências de Marcílio Marques Moreira e de Antoninho Trevisan.
Roberto Caldas nasceu em Aracaju/SE em 29 de julho de 1962, graduou-se em Direito em 1984. Na OAB nacional, integra, ainda, a Comissão Especial perante à Frente Parlamentar dos Advogados da Câmara dos Deputados. É membro da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e da Comissão Nacional de Direito e Reforma Trabalhista do Ministério do Trabalho e Emprego.
____________