Outro ponto a ser destacado é que a obra não tem por objetivo apenas preparar candidatos a concursos públicos para Outorga de Delegação. Visa também a criar um roteiro para o profissional da área a fim de que possa bem desenvolver seu mister, observando tanto peças consagradas quanto outras de difícil aparição no exercício da atividade notarial e registral. Longe de pretender esgotar, por meio desse estudo, todas as possibilidades de apresentação de peças ou mesmo de formas de redação, as aqui colocadas são consideradas modelos suscetíveis de falibilidade e aprimoramento, tão necessários a qualquer empreitada humana.
O trabalho segue a sequência estabelecida pela Lei dos Registros Públicos, assim inicia com o Registro Civil das Pessoas Naturais, logo após analisa o registro Civil das Pessoas Jurídicas, o Registro de Títulos de Documentos, e deveria finalizar com o registro Imobiliário. Porém, por uma questão didático-metodológica, antes da análise das peças registrais imobiliárias, estão inseridos os modelos do Tabelionato de Notas.
(...)
Por fim, a obra finda com o Registro de Imóveis, em que são apresentados os princípios fundamentais da atividade, o papel de cada livro, e no que toca à apresentação das peças.
Sobre o coordenador:
Vitor Frederico Kümpel é juiz de Direito em São Paulo e doutor em Direito pela USP.
_________
Ganhadores:
Lucas Medeiros Gomes, da ANP, do RJ; e
Evercion Viana, advogado em Jundiaí/SP
__________