Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Manual de Direito do Trabalho Desportivo"

O Direito do Trabalho tem profunda ligação com o Direito Desportivo. Afinal, todas as questões afetas ao contrato de trabalho do atleta profissional são dirimidas pela Justiça do Trabalho.

5/7/2017

A obra "Manual de Direito do Trabalho Desportivo" (LTr – 2ª edição – 349p.), do advogado Mauricio de Figueiredo Corrêa da Veiga, reflete acerca de temas que estão ligados ao contrato do atleta profissional, que é regido pela Lei Geral do Desporto, e não pela CLT.

O livro tem por finalidade investigar e debater temas que são enfrentados cotidianamente pelos Tribunais Regionais do Trabalho e pelo Tribunal Superior do Trabalho, dentre eles, a atividade desempenhada pelo menor, independência e autonomia dos contratos de trabalho de atletas, negociação coletiva em matéria trabalhista-desportiva, utilização do "direito de imagem" como forma de camuflar o pagamento de salário, direito de arena para os participantes do espetáculo e a responsabilidade civil dos dirigentes desportivos.

Nada obstante a ligação do Direito Desportivo com o Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Tributário e Direito Penal, é no campo do Direito do Trabalho que as afinidades entre as duas áreas se evidenciam, a justificar uma obra que trata especificamente desta relação.

Sobre o autor:

Mauricio de Figueiredo Corrêa da Veiga é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no ano 2000. Mestrando pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). É pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes-RJ (2002) e especialista em Direito Empresarial do Trabalho pela FGV (2003). Advogado, conselheiro da OAB, seção do Distrito Federal, eleito para o triênio 2016/2018. Membro fundador da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD) e da Academia Brasiliense de Direito do Trabalho (ABRADT). É o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/DF e membro consultor da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ. Membro da Comissão Especial de Direito Desportivo do Conselho Federal da OAB. Professor e autor de livros, artigos publicados em revistas e sites especializados.

_________

Ganhadora:

Marianne da Silva Mendes, de Petrolina/PE

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024