Os autores abordam o conceito de nação, as formas de governo e de Estado, e os sistemas eleitorais. Também discorrem sobre as teorias sobre a origem da sociedade e humana e sobre a origem do Estado.
Para a 7ª edição, a obra foi reformulada e acrescida de conceitos da reforma política, partidos políticos e um capítulo novo sobre a teoria do Golpe de Estado e a globalização e tendências pós-modernidade.
"Sobressai do texto o profundo sentimento ético dos autores – as suas posições, quando tomadas, são explicitamente tomadas: atitudes que contribuirá, sem dúvida, ao lídimo debate de ideias", do prefácio de Márcio Pugliesi.
Sobre os autores :
Alvaro de Azevedo Gonzaga é doutor, mestre e graduado em Direito pela PUC-SP. Graduado em Filosofia pela USP. Professor concursado da Faculdade de Direito da PUC-SP. Professor convidado da Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo e da USCS.
Cláudio de Cicco é professor associado e livre-docente em Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP.
___________
Ganhador :
Wagner Ferreira Junior, de Barbacena/MG
___________