O questionamento da política vigente na sociedade percorre em boa parte da obra, por meio de críticas mais incisivas ao que está posto ou por reflexões sobre a própria atividade que Vicente desempenhou durante parte da vida.
O autor apresenta cartas endereçadas a amigos que partiram e à esposa Nazaré. Mesmo com destinatários certos, os temas de amor e saudade retratados são capazes de adentrar qualquer endereço.
"Enquanto ligado às obrigações dos cargos públicos, seja como militar, seja como juiz, não me sobrava tempo para o diletantismo do espírito. Livre dos deveres do ofício judicial, pensei em elaborar, sem prévio planejamento, alguns textos, abordando temas os mais diversos, na sua maioria expressivos de recados da alma e de sentimentos retidos". O autor.
"A sua habilidade nata para escrever sempre lhe fez destacar-se na vida estudantil e o ajudou a passar nos concursos a que se submeteu. Como juiz, o talento para escrever concentrou-se na tarefa árdua de redigir sentenças e acórdãos por mais de 30 anos, tempo em acalentava o sonho secreto de escrever um livro", Paulo Guanabara Leal de Araújo.
Sobre o autor :
____________
Ganhadores :
Wilian Pereira Lauriano, de Governador Valadares/MG ;
Lorena Araujo Miranda, de Feira de Santana/BA