O TRF da 4ª região, em Porto Alegre, realiza os preparativos para o velório do ministro do STF, Teori Zavascki, que faleceu em acidente de avião nesta quinta-feira, 19. O velório público teve início às 11h deste sábado, 21. Antes disso, a família teve uma hora sozinha com o ministro.
O enterro será às 18h no cemitério Jardim da Paz (Estrada João de Oliveira Remião, 1347, Agronomia, Porto Alegre). As informações foram confirmadas pelo TRF.
O velório será realizado em Porto Alegre a pedido da família do ministro Teori. O advogado Francisco Prehn Zavascki, filho do ministro, disse que o local foi escolhido, pois é "prédio que ele inaugurou, construiu a carreira e tenho certeza que se tivesse que escolher é onde ele se sentiria em casa".
Teori atuou por mais de 14 anos no TRF e o atual prédio do tribunal foi inaugurado na sua administração como presidente.
Velório
Entre as autoridades presentes está a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, e o presidente Michel Temer também deve comparecer.
O ministro Dias Toffoli também compareceu e comentou que Teori será lembrado pela simplicidade e humildade. "É uma perda pessoal que nos abala muito. Eu vim dar um beijo em um grande amigo."
O juiz Federal Sérgio Moro afirmou que, pela importância dos processos que Teori Zavascki julgava, "ele foi um verdadeiro herói".
Já o ministro do STJ Paulo de Tarso Vieira Sanseverino comentou que a vida de Teori é "um exemplo que indica como deve proceder um magistrado nas altas funções da República".