Migalhas Quentes

Temas sobre plano de previdência privada serão definidos pela 2ª seção do STJ

Processos têm status de recursos repetitivos.

14/7/2016

Os aportes a planos abertos de caráter previdenciário (que incluem os PGBLs e os VGBLs) somaram R$ 9,8 bi em maio, um crescimento de 12,64% em relação ao mesmo mês de 2015, conforme dados da FenaPrevi, que representa 70 seguradoras e entidades abertas de previdência complementar no país.

O tema, assim, interessa a milhares de brasileiros, e diferentes questões acerca de planos de previdência privada estão sub judice no STJ. Na 2ª seção da Corte, responsável pelas matérias de Direito Privado, apenas o ministro Salomão afetou como repetitivo quatro relevantes processos. Confira casos afetados àquela seção.

Relatoria: ministro Antonio Carlos Ferreira

Incluem-se, nos cálculos dos proventos de complementação de aposentadoria, as horas extraordinárias habituais, incorporadas ao salário do participante de plano de previdência privada por decisão da justiça trabalhista?

Relatoria: ministro Luis Felipe Salomão

Em havendo transação para migração de plano de benefícios de previdência privada, é cabível a aplicação do mesmo raciocínio sufragado pela súmula 289/STJ para o instituto jurídico do resgate?

Para anulação de cláusula contratual da transação, é necessária observância às regras inerentes a essa modalidade contratual, previstas no CC?

Em demandas envolvendo revisão de benefício do regulamento do plano de benefícios de previdência privada complementar, o patrocinador também pode ser acionado para responder solidariamente com a entidade fechada?

A previsão, no regulamento de plano de benefícios de previdência privada, de reajuste com base nos mesmos índices adotados pela previdência pública, garante também a extensão de índices correspondentes a eventuais aumentos reais do benefício oficial?

O participante de plano de benefícios de previdência privada patrocinado por entidade da administração pública pode se tornar elegível a um benefício de prestação programada e continuada, sem que tenha havido a cessação do vínculo com o patrocinador?

Relatoria: ministro Paulo de Tarso Sanseverino

Qual o regulamento aplicável ao participante de plano de previdência privada para fins de cálculo da renda mensal inicial do benefício complementar?

Os processos estão afetados sob o rito de repetitivos e não há previsão de quando serão julgados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STJ julgará repetitivo sobre necessidade de rescisão com patrocinadora para percepção do benefício previdenciário

23/11/2015

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024