O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá recebeu a certificação NBR ISO 9001:2015, atestando a qualidade e a eficiência na administração de procedimentos arbitrais. A certificação demonstra a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade criado pela instituição, aos requisitos da norma ISO 9001, que passam por auditorias anuais realizadas pela SGS, organismo certificador independente.
Por meio de um trabalho de padronização pautado no aprimoramento contínuo dos processos, o CAM-CCBC busca ampliar a satisfação do usuário final com base em pilares como eficiência, transparência, imparcialidade, independência e melhoria contínua.
"A certificação ISO 9001 atesta a eficiência de nosso Sistema de Gestão de Qualidade, que é fundamental para que a secretaria consiga administrar um procedimento arbitral de forma independente e consistente", afirma Patrícia Kobayashi, Secretária Geral Adjunta do CAM-CCBC.
A certificação contempla a última versão da norma e permite ampla visão sobre os processos, com o acompanhamento de cada etapa dos procedimentos arbitrais e aprofundamento das informações. O CAM-CCBC recebe o ISO 9001 desde 2004 e é a única instituição do segmento a possuir o selo.
As exigências para a conquista da certificação da International Organization for Standardization são rígidas. Entre elas, é necessário ter um Sistema de Gestão de Qualidade auditado e implantado por um órgão certificado pelo INMETRO ou pelo UKAS. Os padrões normativos e as normas técnicas responsáveis por estabelecer um modelo de gestão de qualidade são adotados por mais de 140 países.
____________