Fala-se no tempo do direito consensual. A necessidade de regulamentação da mediação é medida que se faz imperiosa para que o instituto seja definitivamente sacramentado no ordenamento jurídico e possa auxiliar na busca por uma justiça de qualidade e por uma sociedade mais pacífica.
O livro contém os primeiros comentários de seus dispositivos, analisa os fundamentos da mediação, a função de mediador, que não consiste em intervir no conflito, mas sim transformá-lo, atingindo os sentimentos das partes.
Tratando-se de obra coletiva, expressa a opinião e o sentimento de cada autor, todos estudiosos do tema e com reconhecida experiência acadêmica e profissional.
Sobre os organizadores :
Durval Hale é juíz de Direito aposentado do estado do RJ. Oficial do 5º Ofício de Registro de Títulos e Documentos do RJ. Mediador e árbitro. Presidente da CCMA/RJ - Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do RJ.
Humberto Dalla Bernardina de Pinho é professor-associado da UERJ. Professor titular da Estácio. Promotor de justiça no estado do RJ.
Trícia Navarro Xavier Cabral é doutora em Direito Processual pela UERJ. Mestre em Direito Processual pela UFES. Juíza de Direito no ES. Membro-efetivo do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Processual. Coordenadora do CEJUSC/TJES - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.
__________
Ganhador :
Gerald Koppe Junior, advogado da banca PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados, de Curitiba/PR
___________