Migalhas Quentes

MPF nega existência de delação ou leniência da Odebrecht

Força-tarefa disse: "a simples intenção demonstrada não tem o condão de descaracterizar a contínua ação do Grupo Odebrecht em obstruir as investigações em andamento".

24/3/2016

A força-tarefa da Lava Jato emitiu nota afirmando que sequer teve início negociação sobre acordos de colaboração com executivos ou leniência com o Grupo Odebrecht. A nota contradiz a empresa, que na terça-feira, 22, afirmou em comunicado intitulado“Compromisso com o Brasil”, que após avaliações e reflexões de acionistas e dos executivos, a empresa iria colaborar de forma “definitiva” com as investigações da Lava Jato.

______________

Nota pública

O Ministério Público Federal, diante da nota emitida pelo Grupo Odebrecht em 22 de março de 2016, bem como da sua repercussão na imprensa, vem esclarecer:

1. Não existe sequer negociação iniciada sobre acordos de colaboração com executivos ou leniência com o Grupo Odebrecht.

2. A simples manifestação dessa vontade pela imprensa, seja por indivíduos, seja por qualquer grupo empresarial investigado, não possui qualquer consequência jurídica, motivo pelo qual as investigações e atos processuais continuarão em andamento.

3. A divulgação de qualquer intenção de acordo através de imprensa fere o sigilo das negociações exigido pela lei para a celebração do acordo.

4. A simples intenção demonstrada não tem o condão de descaracterizar a contínua ação do Grupo Odebrecht em obstruir as investigações em andamento, como ficou caracterizado na recente 26ª fase da Operação Lavajato, com a tentativa de destruição de seu sistema de controle informatizado de propina.

5. O Ministério Público Federal mantém o entendimento de que acordos de leniência e de colaboração premiada somente são possíveis com o completo desvelamento, por parte dos envolvidos, dos fatos criminosos que já são investigados, além da revelação plena de outras ilegalidades que tenham cometido e que ainda não sejam de conhecimento das autoridades, e da reparação mais ampla possível de todas essas ilegalidades.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Lava Jato: Marcelo Odebrecht é condenado a 19 anos e 4 meses de prisão

8/3/2016
Migalhas Quentes

Teori Zavascki nega HC a executivos da Odebrecht

13/2/2016
Migalhas Quentes

Lewandowski nega pedido de liberdade de Marcelo Odebrecht

9/1/2016
Migalhas Quentes

Lava Jato na boca do povo: Legado da operação deve mudar história do país

1/10/2015
Migalhas Quentes

O complexo caso da prisão de Marcelo Odebrecht

7/8/2015
Migalhas Quentes

Sérgio Moro faz “ouvidos de mercador”, diz defesa de Marcelo Odebrecht

28/7/2015
Migalhas Quentes

STJ pede informações sobre ações contra investigados na Lava Jato

27/7/2015
Migalhas Quentes

Moro decreta nova prisão de executivos da Odebrecht

24/7/2015

Notícias Mais Lidas

MP/SP denuncia juiz aposentado acusado de falsa identidade por 40 anos

3/4/2025

Advogado que protocolou petição com "bolo e parabéns" vence processo

3/4/2025

Sem ferir dignidade: Juízes permitem penhora de 15% e 30% de salários

4/4/2025

Em 1ª sustentação da carreira, advogado agradece STJ e ministro elogia

3/4/2025

OAB solicita investigações da PF sobre o "golpe do falso advogado"

3/4/2025

Artigos Mais Lidos

Matrioshka e desconsideração per saltum da personalidade jurídica

3/4/2025

A aplicação de índices de correção monetária e juros moratórios nas condenações impostas à Fazenda Pública: Temas 810 e 1.170 do STF

4/4/2025

Extinção do aval na falência

4/4/2025

Holding de proteção patrimonial: Blindagem de bens e eficiência fiscal

3/4/2025

Patrimônio digital: definição, bens envolvidos e a implementação no projeto de reforma do Código Civil

3/4/2025