Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Manual do Trabalho Doméstico"

Este livro preenche lacuna da literatura jurídico-social trabalhista, já que muitas das questões apresentadas foram extraídas de casos concretos que o autor solucionou no exercício da magistratura.

16/3/2016

Na obra "Manual do Trabalho Doméstico" (Atlas – 203p.), o autor Sergio Pinto Martins faz análise doutrinária do trabalho doméstico, bem como aponta alguns acórdãos colhidos na jurisprudência para posicionar o leitor sobre a orientação dos tribunais trabalhistas.

Vários dos direitos trabalhistas dos empregados domésticos têm sido analisados basicamente em torno da aplicação ou não da CLT ou sobre a extensão dos direitos assegurados na Constituição. Daí a necessidade de um estudo que esclareça essa situação e sirva de orientação segura ao empregador e ao próprio empregado doméstico.

A obra enfoca todos os trabalhadores no âmbito familiar, mesmo os que não têm vínculo de empregado doméstico. Analisa, ainda, o projeto da nova lei que estende alguns direitos novos ao trabalhador doméstico, inclusive o Seguro Desemprego. Apresenta aspectos práticos, como Modelo de Contrato de Trabalho, Recibo de Férias, Recibo de Salário e outros. Tem, portanto, tanto a parte jurídica como a prática sobre o trabalho doméstico.

Sobre o autor :

Sergio Pinto Martins é d
outor e livre docente em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito Tributário. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie e em Direito do Trabalho pela USP. Bacharel em Direito, Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Desembargador do TRT da 2ª região. Professor titular de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da USP (Fadusp). Autor de livros.

__________

Ganhadora :

 Pietra Cardoso Martins, de Itajaí/SC

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024