Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Manual do Trabalho Doméstico"

Este livro preenche lacuna da literatura jurídico-social trabalhista, já que muitas das questões apresentadas foram extraídas de casos concretos que o autor solucionou no exercício da magistratura.

16/3/2016

Na obra "Manual do Trabalho Doméstico" (Atlas – 203p.), o autor Sergio Pinto Martins faz análise doutrinária do trabalho doméstico, bem como aponta alguns acórdãos colhidos na jurisprudência para posicionar o leitor sobre a orientação dos tribunais trabalhistas.

Vários dos direitos trabalhistas dos empregados domésticos têm sido analisados basicamente em torno da aplicação ou não da CLT ou sobre a extensão dos direitos assegurados na Constituição. Daí a necessidade de um estudo que esclareça essa situação e sirva de orientação segura ao empregador e ao próprio empregado doméstico.

A obra enfoca todos os trabalhadores no âmbito familiar, mesmo os que não têm vínculo de empregado doméstico. Analisa, ainda, o projeto da nova lei que estende alguns direitos novos ao trabalhador doméstico, inclusive o Seguro Desemprego. Apresenta aspectos práticos, como Modelo de Contrato de Trabalho, Recibo de Férias, Recibo de Salário e outros. Tem, portanto, tanto a parte jurídica como a prática sobre o trabalho doméstico.

Sobre o autor :

Sergio Pinto Martins é d
outor e livre docente em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito Tributário. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie e em Direito do Trabalho pela USP. Bacharel em Direito, Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Desembargador do TRT da 2ª região. Professor titular de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da USP (Fadusp). Autor de livros.

__________

Ganhadora :

 Pietra Cardoso Martins, de Itajaí/SC

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado toma café com cliente e rebate acusação de atuação predatória

8/4/2025

Homem usa advogado criado por IA e é repreendido por juíza: “não gosto de ser enganada”

8/4/2025

Juiz que usou nome falso destacou em sentenças como é fácil fraudar RG

8/4/2025

Decisões do juiz que usou nome falso podem ser anuladas? Advogado explica

8/4/2025

TJ/SP valida taxa de 2% no cumprimento de sentença

7/4/2025

Artigos Mais Lidos

Posso pagar INSS retroativo? Entenda como e quando pagar!

8/4/2025

A responsabilidade pelo IPTU na alienação fiduciária: Recente decisão do STJ e seus reflexos práticos

7/4/2025

Novos meios de comunicação processual: Domicílio Judicial Eletrônico, Diário de Justiça Eletrônico Nacional e Domicílio Eletrônico Trabalhista

7/4/2025

“A quem interessa enfraquecer a Defensoria Pública?” Simetria constitucional, projeto da atividade de risco e o fortalecimento do acesso à Justiça

8/4/2025

Ocupação não onerosa de faixas de domínio

7/4/2025