Migalhas Quentes

OAB encaminha lista sêxtupla com nomes dos candidatos a vaga de ministro

6/4/2006


OAB encaminha lista sêxtupla com nomes dos candidatos a vaga de ministro


O presidente da OAB, Roberto Busato, entregou ao presidente do STJ, Raphael de Barros Monteiro Filho, a lista contendo os seis nomes dos advogados indicados pela entidade para ocupar a vaga de ministro do Tribunal. Caberá agora ao Pleno do STJ definir, a partir dessa relação, os três nomes que serão encaminhados ao presidente da República para escolha do novo ministro.


A vaga destinada a advogado foi aberta com a aposentadoria do ministro José Arnaldo da Fonseca, ocorrida no final do ano passado.

São estes os indicados: Roberto Gonçalves de Freitas Filho, do Piauí, Maria Thereza Rocha de Assis Moura, de São Paulo, Renato Gomes Nery, do Mato Grosso, Paulo de Moraes Penalva Santos, do Rio de Janeiro, Rogério Neves Baptista, de Pernambuco, e Helio Luiz de Cáceres Peres Miranda, de Tocantins.


Após a escolha do presidente da República entre os nomes indicados pelo STJ, o indicado passa pela aprovação do Senado Federal e só então é nomeado o novo ministro do STJ. Atualmente, 29 ministros compõem o Tribunal – são 33 cargos. Vale lembrar que já está com o presidente da República a lista com os nomes de quatro desembargadores indicados pelo STJ para ocupar duas das quatro vagas em aberto. São eles: Humberto Eustáquio Soares Martins, alagoano, Jorge Mussi, catarinense, Massami Uyeda, paulista, e Joaquim Herculano Rodrigues, mineiro.


O STJ é formado por um terço de magistrados oriundos dos tribunais regionais federais, um terço de desembargadores oriundos dos tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, de advogados e de membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal, alternadamente.
____________

Fonte: STJ

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza esposa de policial morto em ataque foi salva por carro blindado

31/3/2025

Homem que apalpou nádega de mulher em elevador indenizará em R$ 100 mil

30/3/2025

Academia indenizará mulher barrada após fazer stiff: "homens no local"

31/3/2025

Mulher vítima de violência é sequestrada durante audiência virtual

2/4/2025

TJ/SP reduz para R$ 12 mil pensão a filha e neto: "sem ostentação"

31/3/2025

Artigos Mais Lidos

Inconstitucionalidade da lei Federal 15.109/25 que posterga o pagamento de custas nas cobranças de honorários advocatícios

31/3/2025

Incompreensível controvérsia sobre a lei que dispensa adiantamento de custas

1/4/2025

As ações coletivas em matéria tributária e a “venda de coisas julgadas”

2/4/2025

Uma alternativa necessária – A conversão em perdas e danos

31/3/2025

Leilão do imóvel pode ser anulado por erro do banco

31/3/2025