Migalhas Quentes

Acidente de trabalho por culpa exclusiva do funcionário não configura dano moral

Decisão é da 8ª turma do TRT da 2ª região.

10/10/2015

Culpa exclusiva de empregada pelo acidente de trabalho desobriga o pagamento de danos morais. Decisão é da 8ª turma do TRT da 2ª região ao manter sentença que havia indeferido o pedido de indenização por uma promotora de vendas .

A funcionária trabalhava em um supermercado e quebrou o antebraço, além de sofrer lesões no ombro, no pulso e na coluna. Por isso, ficou afastada das atividades profissionais por quase dois meses.

No acórdão, o relator, juiz convocado Moisés Bernardo da Silva, lecionou que cabe ao empregador definir o modus operandi da prestação de serviços. O empregado, por sua vez, deve executar suas tarefas no modo determinado pelo empregador. Se a empresa demonstra que o funcionário não desenvolveu seu trabalho conforme determinado, prova ser excludente sua culpa.

Os magistrados reconheceram o acidente sofrido pela empregada, já que o episódio aconteceu durante a realização das suas atividades laborais. Mas uma testemunha relatou que a trabalhadora acidentada não observou as normas de segurança do supermercado, nem as instruções de um funcionário.

“A culpa exclusiva da empregada pelo acidente do trabalho restou caracterizada, eis que evidenciado, às escâncaras, que a autora descumpriu a orientação do empregador na execução dos serviços. Desse modo, a conduta da reclamante foi a única determinante para a produção do efeito acidente.”

Confira o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Empregada que negou registro para manter Bolsa Família pagará má-fé

27/3/2025

Juiz, autor de ação, participa de audiência jogando golfe; veja vídeo

30/3/2025

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha em caso de estupro

28/3/2025

Justiça isenta seguradoras em furto de carro fora do local de pernoite

28/3/2025

Mulher é indiciada por golpes fingindo ser juíza amiga de Lula

28/3/2025

Artigos Mais Lidos

O papel de notários e registradores no sistema brasileiro de precedentes

27/3/2025

A impossibilidade da incidência da CPSS sobre os juros de mora em precatórios e RPVs

28/3/2025

Inteligência artificial. IAgora?

28/3/2025

Impedimento e suspeição no STF: A controvérsia sobre a relatoria de Alexandre de Moraes no caso dos ataques de 8 de Janeiro

28/3/2025

Carta aberta sobre a importância da recomendação 144/CNJ, de agosto de 2023. Linguagem simples no serviço público

28/3/2025