A obra é uma coletânea de 130 artigos selecionados entre os inúmeros que ele escreveu ao longo de uma década e que foram publicados na imprensa brasileira.
O autor organizou os artigos em três grandes grupos: As maiorias discriminadas e excluídas, acertos e contradições de um sistema em movimento e Judiciário e cidadania. "Todos expõem de maneira clara minhas posições sobre questões do dia a dia do Direito e da Justiça, numa sociedade em que o espetáculo muitas vezes distorce e atrapalha a compreensão a fundo dos fatos e das posições dos indivíduos, dos políticos e dos operadores do Direito", afirma Pedro Serrano.
Nas verdadeiras lições registradas em cada um dos artigos, o autor opina sobre questões inseridas em debates públicos, como a descriminalização das drogas, linchamento de suspeitos do cometimentos de crimes, violência contra a mulher, direito das minorias, anencefalia, anistia e tortura, reforma política, julgamento da AP 470.
Um exemplo de preocupação do autor em analisar situações concretas e aprofundar o debate em questões mal compreendidas está no artigo sobre redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Ali, ele observa que a defesa da medida contraria as estatísticas que apontam a participação de crianças e adolescentes em menos de 1% dos crimes praticados no país.
Sobre o autor :
Pedro Estevam Alves Pinto Serrano é advogado da banca Teixeira Ferreira e Serrano Advogados. Pós-doutor pela Faculdade de Direito de Lisboa e doutor e mestre em Direito de Estado pela PUC/SP. Professor de Direito Constitucional na PUC/SP.
__________
Ganhador:
-
Arnaldo Bezerra Chagas, advogado em Niterói/RJ
__________