Nos primeiros capítulos, o texto esboça os contornos da proteção conferida pelo ordenamento jurídico, em especial, a uma das suas principais projeções, que é a liberdade de imprensa e de informação jornalística – aqui compreendida no sentido lato, para abranger o direito à informação, o direito de ser informado e de buscar informação e o direito de crítica e de investigação.
Em outro capítulo analisam-se os elementos modernos que permeiam a concepção da censura e os seus novos atores no regime democrático, desmitificando o ideário popular tradicional sobre a matéria. A abordagem crítica do direito comparado, sobretudo a análise de decisões da Suprema Corte Americana, também merece destaque na obra.
O texto destaca ainda a contribuição substancial da construção doutrinária e da jurisprudência nacional, bem como a análise sobre os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional referente às dimensões da liberdade de informação jornalística.
Sobre o autor :
Marcos Duque Gadelho Junior é mestre em Direito do Estado pela USP. Bacharel em Direito pela FMU.Juiz de Direito do TTJ/SP (desde 2006).
__________
Ganhadora :
Talita Thaís Luciana do Nascimento, de Brasília
__________