Migalhas Quentes

OAB/SP condena ofensas generalizadas a cartorários pela internet

16/3/2006


OAB/SP condena ofensas generalizadas a cartorários pela internet


O presidente da OAB/SP – Luiz Flávio Borges D’Urso – manifestou repúdio pela utilização do Orkut, comunidade de relacionamentos na internet, para difundir ofensas e discriminação contra cartorários. ou contra quem quer que seja. Segundo D’Urso, a facilidade de acesso e o anonimato permitem que pessoas utilizem este importante canal de informação e difusão de idéias para denegrir a imagem e o trabalho dos serventuários da Justiça. "Defendemos a liberdade de expressão, um dos pilares da democracia e do Estado Democrático de Direito. No entanto, não compartilhamos a criação de uma comunidade dentro do Orkut destinada a críticas generalizadas, ofensivas e discriminatórias aos cartorários. Aliás, por princípio os advogados repudiam a intolerância, o preconceito e a discriminação", diz D’Urso.


O presidente da OAB/SP ressalta que o tratamento de urbanidade sempre norteou as relações entre advogados, estagiários e cartorários . “ A desqualificação do trabalho prestado pelos cartorários e as ofensas generalizadas são inadmissíveis , assim como não se pode tolerar a violação das prerrogativas profissionais dos advogados. O clima de intolerância gerado pela comunidade - Eu odeio cartorário de fórum - em nada contribui para melhorar a Justiça e seus serviços, os quais passam pela necessidade de ampliação dos quadros de serventuários e de mais verbas para o Judiciário”, afirmou D'Urso.


Criado em 2004, o Orkut é uma rede social com cerca de 15 milhões de usuários cadastrados no mundo. Perto de 72% dos membros, cerca de 10 milhões, são brasileiros, que ocupam a primeira posição no ranking dos usuários.
____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ endurece pena de juiz do RJ que se ausentou 104 dias e cedeu token

11/12/2024

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

CNJ autoriza oficiais de Justiça a registrar buscas de bens e pessoas

11/12/2024

STJ aprova súmula que veda converter flagrante em preventiva de ofício

11/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024

A face oculta do imposto do pecado

10/12/2024

Mudanças na aposentadoria em 2025: Impactos para os segurados

11/12/2024