A obra promove uma análise das competências dos entes federativos para o licenciamento ambiental, levando em conta a estrutura implantada pelo Sistema Nacional do Meio Ambiente, as atribuições conferidas ao Conselho Nacional do Meio Ambiente e as consequências advindas da edição da lei complementar 140/2011.
São analisados não apenas questionamentos superados com o advento da lei, mas também apresenta caminhos para sua solução, a partir tanto do posicionamento da doutrina e da jurisprudência, como também das orientações estabelecidas pelos órgãos jurídicos da União e de SP que atuam na área consultiva ambiental.
O texto agrega, assim, ao exame das questões a prática adotada pela Administração Pública em temas como o licenciamento ambiental por um único ente. A autorização para a supressão de vegetação pelo órgão licenciador e a aplicação de normas específicas de competência, como as previstas na Lei da Mata Atlântica. A obra trata-se, portanto, de uma ferramenta relevante para os operadores do Direito Ambiental.
Sobre a autora :
Sílvia Helena Nogueira Nascimento é procuradora do Estado de São Paulo. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP.
__________
Ganhador :
Matheus Backendorf, de Corumbá/MS