O autor descreve a obra a partir de seu importante significado para o desenvolvimento científico e a gestão compartilhada do patrimônio ambiental nacional. Sendo assim, o eixo da questão ambiental é a sustentabilidade do ecossistema planetário ameaçado de várias maneiras e em diferentes graus de intensidade pelos empreendimentos humanos, os únicos e exclusivos responsáveis por a degradação ambiental que se alastra.
Nesse sentido, a obra é uma contribuição em face da problemática exorbitante do rápido efeito das mudanças climáticas que se multiplicam ao redor e afetam o mundo natural e o próprio habitat humano.
Em síntese, ao mencionar um dicionário, o autor lembra que trata-se de uma obra de consulta rápida que ajuda a rastrear caminhos de um determinado conhecimento. Vale ainda acrescentar que a obra deixa transparecer um trabalho meticuloso porquanto a área ambiental veio se desenvolvendo a partir dos anos 1990.
Hoje, com a afirmação do Direito do Ambiente e da sua prática cotidiana, é possível notar a realidade consolidada e de perspectiva de avanço crescente na doutrina, legislação, na prática forense e nos métodos de gestão ambiental.
Sobre o autor :
Édis Milaré é promotor de Justiça aposentado. Foi coordenador das promotorias de Justiça do meio ambiente e Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Advogado.
__________
Ganhador :
Nilton Saneti, advogado em Bauru/SP