Migalhas Quentes

Juristas apoiam indicação de Fachin para STF

Carta de apoio foi enviada ao Senado.

27/4/2015

A ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional emitiu carta de apoio à indicação de Luiz Edson Fachin ao cargo de ministro do STF.

Na carta enviada aos senadores, a academia – que tem entre seus membros catedráticos grandes nomes do Direito – afirma que Fachin cumpre plenamente os requisitos constitucionais de notório saber jurídico e moral ilibada.

"Caso aprovada e confirmada à indicação realizada pela Presidência da República, o Jurista Luiz Edson Fachin engrandecerá o Excelso Supremo Tribunal Federal, exercendo a jurisdição com precisão técnica e absoluta independência."

Confira a íntegra da carta:

Carta de apoio ao jurista Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal

A Academia Brasileira de Direito Constitucional, por seus Membros Catedráticos, Fundadores e Diretoria abaixo assinados, recebeu com alegria a indicação de Luiz Edson Fachin ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, ocorrida no dia 14 de abril do presente ano.

O Jurista Luiz Edson Fachin cumpre plenamente os requisitos constitucionais de notório saber jurídico e moral ilibada, reconhecido como um Democrata de espírito Republicano e comprometido com o Estado Direito e com a Família como estrutura fundamental da sociedade.

Nas palavras do próprio jurista, em conferência ministrada no ano de 2014, está a síntese de sua essência "Não sou integrante da política. Sou somente um professor que há três décadas se pauta pela vocação do diálogo comprometido com o seu tempo; apenas um advogado movido pela paixão pelo Direito naquilo que se fundamenta na liberdade e na responsabilidade; tão só um membro da comunidade acadêmica que, sob o sereno da vida forense, julga essencial o esmero da técnica jurídica escorreita. Que trabalha na construção de um País e que não compactua com o arbítrio, com a falta de liberdade, com a censura, com a deslealdade ou com a corrupção."

Seu notório saber jurídico é reconhecido nacional e internacionalmente, condecorado com o Título de Membro Catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Professor Titular da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Por sua vez, seu prestígio internacional é comprovadoporsuas participação em atividades de pesquisa, congressos, publicações e aulas em diversos países como Canadá (UniversitèLaval), Inglaterra (Kings College), Alemanha (Max Planck de Hamburg) e em Portugal (Universidade de Coimbra).

Como cidadão preocupado com o Brasil e a cidadania, mantendo perene postura íntegra, republicana, participou ativamente de debates da nação e manifestou-se sobre os problemas brasileiros, sendo sua trajetória marcada pela busca por liberdade e democracia constitucional.

Esta carta de apoio, endereçada aos senadores brasileiros, é remetida com a certeza de que, caso aprovada e confirmada à indicação realizada pela Presidência da República, o Jurista Luiz Edson Fachin engrandecerá o Excelso Supremo Tribunal Federal, exercendo a jurisdição com precisão técnica e absoluta independência.

Brasil, 25 de Abril de 2015.

FLÁVIO PANSIERI
Fundador da ABDConst

MARCO AURÉLIO MARRAFON
Presidente Executivo

ILTON NORBERTO ROBL
Diretor de Pesquisa

Membros Catedráticos:

JOSÉ AFONSO DA SILVA
IVES GANDRA DA SILVA MARTINS
PAULO BONAVIDES
LENIO STRECK
PAULO DE BARROS DE CARVALHO
RENÉ ARIEL DOTTI
ALDACY RACHID COUTINHO
MARÇAL JUSTEN FILHO
DALMO DE ABREU DALLARI
LUIS ROBERTO BARROSO
LUIZ ALBERTO DAVID ARAÚJO
JACINTO NELSON DE MIRANDA
CARLOS MARIO DA SILVA VELOSO
CLÈMERSON MERLIN CLÈVE

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Ministros do STF comentam indicação de Luiz Edson Fachin para a Corte

17/4/2015
Migalhas Quentes

Luiz Edson Fachin é indicado novo ministro do STF

14/4/2015

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024