Migalhas Quentes

Sessão Solene marca os 140 anos do IASP

Advogados e juristas lotaram o salão nobre da Faculdade de Direito da USP

25/11/2014

Com o salão nobre da Faculdade de Direito da USP lotado, advogados e juristas se emocionaram ao ouvir a “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, de Gottschalk, interpretada pela Pianista Eudóxia de Barros, que marcou a abertura da Sessão Solene em comemoração de 140 anos do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo, presidido por José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro.

Ao chegar, os participantes receberam o selo postal comemorativo do Instituto, implementado em parceria com os Correios em homenagem a uma das mais tradicionais associações de advogados do Brasil, sempre prestando relevante serviço à sociedade brasileira, desde os primórdios, até os dias atuais.

Em seguida, anunciou-se a posse do terço do Conselho Deliberativo eleito para o triênio 2015-2017:

Efetivos:

Colaboradores:

Os novos associados, admitidos em 2014, foram diplomados e saudados pela Diretora Secretária Raquel Elita Alves Preto.

O presidente do Conselho Nacional da OAB Marco Vinicius Furtado Coelho, diplomado ontem no quadro de associados, falou em nome dos novos admitidos, reforçando o compromisso em lutar pelas prerrogativas dos advogados e principalmente defender as causas do Brasil, da cidadania e do Estado democrático de direito, erguido sobre os pilares da supremacia da lei constitucional e da aplicação a todos, sem distinção ou classe social.

A Editora IASP surgiu alinhada ao propósito do Instituto de promover o aprimoramento do estudo e da prática da ciência jurídica, afiança do “estudo do Direito aplicado à vida prática”. Propõe-sea atender a demanda por publicação de teses e reflexões críticas.

Ponto alto na noite foi quando José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro anunciou a outorga da medalha “Barão de Ramalho” ao presidente do TJ/SP, José Renato Nalini. Rui Celso Reali Fragoso ressaltou a importância da comenda, e sintetizou a personalidade de Nalini como “Um homem de bem e do bem, que herdou de seus pais, a generosidade e a capacidade de sonhar.”

Nalini agradeceu lisonjeado em nome do TJ/SP, irmão mais velho do IASP e fez uma Reflexão pelo momento dramático da sociedade brasileira e do judiciário, que o leva a pensar na judicialização exagerada. “Devemos conscientizar os advogados que advogar não significa recorrer ao sistema judiciário para tudo”e reforçou ainda que devemos “pensar na justiça que solucione problemas e não que seja institucionalizadora de problemas. O ritmo da sociedade é um e o da Justiça vem muito retardado atrás”.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Discriminação nos planos de saúde: A recusa abusiva de adesão de pessoas com TEA

19/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024