Em nova decisão da Justiça Federal capixaba, o juiz Federal Rodrigo Reiff Botelho determinou que novas eleições sejam realizadas na OAB de Vila Velha/ES até o prazo limite de 7/5. A decisão foi proferida em ação na qual o candidato derrotado no último pleito da subseção, Gustavo Bassini, aponta irregularidades no processo que elegeu seu adversário, Ricardo Ferreira Holzmeister, como presidente em novembro de 2012.
Irregularidades
O candidato derrotado também afirmou que teria ocorrido prática de crime eleitoral, em razão da construção de sede em local inadequado, apenas com fins eleitoreiros.
Decisões judiciais
Em dezembro de 2013, o juiz Federal Roberto Gil Leal Faria, da 3ª vara Federal Cível de Vitória/ES, havia acatado parcialmente as irregularidades apontadas na ação do candidato, determinando prazo de 45 dias que novas eleições fossem realizadas.
Já em janeiro deste ano, o desembargador Reis Friede, do TRF da 2ª região, suspendeu os efeitos de decisão de 1ª instância que anulava as eleições de 2012 na subseção da OAB/ES. Na recente decisão, Botelho ponderou que o prazo deve voltar a ser calculado a partir de quando a seccional foi intimada a cumprir a obrigação.
Confira a decisão.
-
Processo: 0101253-17.2013.4.02.5001