Migalhas Quentes

Gilmar Mendes requer indenização por ofensas em livro sobre Operação Satiagraha

Segundo o ministro, a obra "Operação Banqueiro" é difamatória e distorce os fatos.

14/4/2014

O ministro Gilmar Mendes ajuizou ação contra o jornalista Rubens Valente Soares, autor do livro "Operação Banqueiro" e, solidariamente, contra a editora responsável pela publicação. Segundo o ex-presidente do STF, que requer indenização por danos morais, a obra que trata da Operação Satiagraha é difamatória e distorce os fatos a fim de insinuar uma relação espúria entre ele e o banqueiro Daniel Dantas. O processo corre na 15ª vara Cível de Brasília/DF.

De acordo com Gilmar Mendes, o autor do livro pretende, "sob a pecha de investigação jornalística", propagar distorções, mentiras e despautérios sobre ele e outras pessoas relacionadas direta ou indiretamente à Operação Satiagraha.

"Já no título, o primeiro requerido deixa claro que não pretende dispor sobre a investigação Operação Satiagraha, mas sim divulgar, por conta própria, a suposta existência de articulação ou esforço conjunto, de contornos notadamente ilícitos, por ele nomeado – Operação Banqueiro."

Ao reivindicar a indenização, Gilmar Mendes atesta que o livro o acusa de não ser imparcial em sua atuação como juiz. Além disso, distorce sua biografia e deturpa o julgamento do 95.009, ao afirmar que as decisões proferidas contaram com empenho pessoal e ilegal do ministro para beneficiar os envolvidos na Operação Satiagraha.

Biografia

De acordo com o ministro do STF, Rubens Valente não poupou páginas para tratar distorcidamente de sua biografia, atacando sua carreira, família, relacionamentos e, principalmente, sua atividade judicante.

A defesa de Gilmar Mendes afirma que o jornalista procura desclassificar a conduta do ministro desde a suposto associação de seu pai e da origem de seu patrimônio com a ditadura militar, até sua atuação como membro do MP. Além disso, associa sua imagem ao ruralismo.

"Trata-se de verdadeira perseguição desprovida de ética, que há muito se distanciou da atividade informativa e inequivocamente extrapola os limites da liberdade de expressão, restando apenas a intenção injuriosa e difamatória."

Um Caso Excepcional

Em petição inicial, a defesa de Gilmar Mendes cita um capítulo do livro intitulado "Um Caso Excepcional". Segundo o documento, este trecho insinua que ele seria amigo íntimo de Arnoldo Wald e Sergio Bermudes, advogados que prestaram serviços a Daniel Dantas, quando, segundo o ministro, a sua relação com os causídicos restringe-se a contatos profissionais e acadêmicos.

Direito de resposta

Além da indenização por danos morais, o ministro Gilmar Mendes requer direito de resposta, uma vez que não a circulação do livro não será censurada e que, segundo seu entendimento, é preciso reduzir a expansão dos referidos danos.

Pede, então, que seja publicada nas futuras edições e reimpressões da obra, como também em revista de grande circulação, a transcrição integral e fiel do conteúdo da petição inicial e o teor da sentença a ser proferida.

Confira a petição inicial.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF permite acesso de senador aos autos da Operação Satiagraha

18/7/2008
Migalhas Quentes

Gilmar Mendes concede liberdade para Pitta, Nahas e mais nove presos

11/7/2008
Migalhas Quentes

STF concede liberdade ao banqueiro Daniel Dantas

10/7/2008
Migalhas Quentes

STF permite acesso de Daniel Dantas ao processo

9/7/2008
Migalhas Quentes

Operação Satiagraha - STF deve analisar hoje HC de Daniel Dantas

9/7/2008

Notícias Mais Lidas

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

Estudantes da PUC xingam alunos da USP: "Cotista filho da puta"

17/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB/MG

17/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024