Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "A Sociedade em Comum"

Veja quem faturou a obra "A Sociedade em Comum".

2/4/2014

A obra "A Sociedade em Comum" (Malheiros Editores Ltda - 192p.), de Erasmo Valladão Azevedo e Novaes França, tem como objetivo o estudo da sociedade em comum, presente no Código Civil de 2002.

Este livro estuda as então chamadas "sociedades de fato " ou "irregulares", no Direito brasileiro anterior e no Direito Comparado e, bem assim, precipuamente, o estudo da sociedade em comum que veio substituí-las no Código Civil de 2002.

A atualidade do tema tratado é flagrante. O Código Civil de 2002 regrou a sociedade em comum de um ponto de vista estritamente societário, inovado completamente a matéria, em comparação com o direito anterior, em que ficava indistinta a configuração do instituto ( se sociedade ou comunhão ).

Esse regramento alterou de maneira profunda a disciplina das sociedades que exercem suas atividades antes do registro, com a criação de um patrimônio especial ligado á atividade negocial exercida em comum pelos sócios.

O trabalho ora apresentado procura enfocar a sociedade em comum, na perspectiva em que o Código Civil atual a colocou e o direito societário, com todas as consequências daí decorrentes, que em muito divergem da visão pretérita. Daí, repita-se, a sua inegável atualidade.


Erasmo Valladão Azevedo e Novaes França é graduado, mestre, doutor e livre-docente pela Faculdade de Direito da USP. Atualmente é professor associado do departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Comercial, atuando principalmente no campo do Direito Societário.

_________

Ganhadora:




__________


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024