Migalhas Quentes

Instituto propõe ECA como disciplina obrigatória nos cursos de Direito

Uma entre dez escolas de Direito possui no currículo obrigatório disciplina sobre o ECA.

18/2/2014

A inclusão do ECA como disciplina obrigatória nos cursos de Direito foi proposta ao MEC e à OAB pelo Instituto Alana, organização que atua nos direitos da criança e do adolescente. Outra proposta do instituto é um estágio com indivíduos em vulnerabilidade social como prática jurídica obrigatória.

O advogado do Alana e conselheiro do Conanda – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Pedro Hartung explica que "a Constituição Federal de 1988 dispõe no art. 227 sobre a doutrina da proteção integral às crianças e a garantia da prioridade absoluta a elas, mas essa proteção não é dever exclusivo da família e do Estado, é um dever social, em especial dos operadores do Direito". Uma pesquisa Datafolha realizada em 2013 mostrou que a população desconhece o artigo: 81% dos brasileiros se consideram pouco ou nada informados sobre as leis existentes no país de proteção à infância.

Além de buscar que o ECA seja mais conhecido e debatido pelos estudantes, o Instituto Alana também propõe que essa sensibilização quanto aos temas da criança brasileira ocorra na prática, a partir de estágios no atendimento aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social. "O que almejamos é que os futuros operadores do Direito tenham uma experiência que os sensibilize frente ao real significado de justiça", acrescenta Pedro.

Na carta, o Alana também argumenta que entre 10 faculdades brasileiras mais reconhecidas pelo seu ensino do Direito, apenas uma, a PUC/SP, possui como obrigatória uma disciplina sobre o ECA. Seis delas (USP, UFRJ, Mackenzie, UNB, UFRGS e UFSC) possuem apenas uma disciplina eletiva que trata do assunto. E três (UFMG, UFPR e DIREITO GV) não possuem nenhuma disciplina específica sobre o tema.

Confira a carta enviada à OAB.

Confira a carta enviada ao MEC.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CCJ da Câmara aprova antecipação de estágio nos cursos de Direito

6/6/2013

Notícias Mais Lidas

Juíza esposa de policial morto em ataque foi salva por carro blindado

31/3/2025

Homem que apalpou nádega de mulher em elevador indenizará em R$ 100 mil

30/3/2025

Academia indenizará mulher barrada após fazer stiff: "homens no local"

31/3/2025

TJ/SP reduz para R$ 12 mil pensão a filha e neto: "sem ostentação"

31/3/2025

Dia da Mentira: Veja casos em que faltar com a verdade saiu caro

1/4/2025

Artigos Mais Lidos

Inconstitucionalidade da lei Federal 15.109/25 que posterga o pagamento de custas nas cobranças de honorários advocatícios

31/3/2025

Incompreensível controvérsia sobre a lei que dispensa adiantamento de custas

1/4/2025

Uma alternativa necessária – A conversão em perdas e danos

31/3/2025

Leilão do imóvel pode ser anulado por erro do banco

31/3/2025

Normas gerais relativas a concursos públicos: Lei 14.965/24

1/4/2025