Este ano, 12 TRTs têm suas cúpulas renovadas. Os tribunais das 3ª, 10ª, 16ª e 23ª regiões já têm seus novos presidentes. Em outras oito Cortes as eleições ainda não aconteceram.
O TRT da 3ª região iniciou o ano de 2014 com uma nova direção. A desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria foi empossada no dia 17/12 como presidente do tribunal, entretanto, assumiu o cargo no dia 1º/1.
Maria Laura ingressou na magistratura trabalhista em 1994, em vaga destinada a membro do MPT, e exerceu a vice-presidência Judicial no biênio 2006/07.
A presidente do TRT da 10ª região, desembargadora Elaine Machado Vasconcelos deixa o comando da Corte em março deste ano. O desembargador André Rodrigues Pereira da Veiga Damaceno, atual vice-presidente, foi eleito 17/12/13 e assume a presidência em 24/3, para o biênio 2014/16.
Mineiro de Conselheiro Lafaiete, Damasceno mudou-se ainda jovem para a capital Federal, onde se formou em Direito, na UnB, e iniciou a carreira na JT, ainda como servidor. Aos 24 anos tomou posse no cargo de juiz do Trabalho na 10ª região, após aprovação em concurso público. Em 2001 foi promovido a desembargador do tribunal, no qual presidiu a 1ª turma. Há dois anos, exerce os cargos de vice-presidente e ouvidor da Corte.
T
O desembargador Luiz Cosmo Da Silva Júnior foi empossado presidente do TRT da 16ª no dia 19/12, entretanto, assumiu o comando do tribunal em 1º/1. Nascido em Jupi/PE, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda/PE em 1981.
Além de juiz do Trabalho da 16ª região desde 1990, exerceu a advocacia em Recife durante 10 anos. Ingressou na magistratura trabalhista em 1990. Em janeiro de 1994, foi promovido a juiz titular da vara de Bacabal/MA. Em maio de 1999 foi removido para a 3ª vara do Trabalho de São Luís, para exercer a titularidade, onde permaneceu até dezembro de 2005. No mesmo ano foi promovido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de desembargador do TRT.
O TRT da 23ª região também iniciou o ano de 2014 com uma nova direção. O desembargador Edson Bueno de Souza, empossado em 16/12/13, assumiu o comando da Corte dia 1º/1. Formado em Direito pela Universidade Anhangüera de Goiânia em 1981, Bueno atuou como advogado até sua posse como juiz do trabalho no TRT mato-grossense em setembro de 1993.
Bueno é mestre em Direito pela PUC/SP. Foi professor na graduação da Universidade Anhangüera e na Universidade Católica de Goiás. Lecionou também em cursos de pós-graduação na Cogeae-PUC em São Paulo, na UNEP de Piracicaba, na Faculdade Cathedral de Barra do Garças, Unicen em Diamantino, Unitins de Tocantins, na ATAME em Brasília e na escola Leal Cursos em Juiz de Fora.
Outros TRTs
A desembargadora Maria Doralice Novaes deixa a presidência do TRT da 2ª região em 1/10. As eleições para a próxima cúpula do tribunal acontecem no dia 1/8.
Em abril, o TRT das 7ª região elege seu novo presidente que assume o tribunal em 13/6, quando a atual presidente, desembargadora Roseli Alencar, completa seu mandato.
O TRT da 8ª região terá três presidentes este ano. A atual presidente da Corte, desembargadora Odete de Almeida Alves deixa a direção do tribunal dia 21/9, quando completa 70 anos e será aposentada compulsoriamente. Na ocasião, o desembargador Luis José de Jesus Ribeiro, atual vice-presidente, assume o comando do TRT até a posse do novo presidente, que será eleito em outubro, e assume a presidência em dezembro.
O desembargador David Alves De Mello Júnior deixa a presidência do TRT da 11ª região no dia 15/12, quando completa seu mandato. Em novembro acontecem as eleições para a próxima diretoria do tribunal.
O TRT da 15ª região escolhe seu novo comandante em outubro. O atual presidente, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper deixa a direção da Corte em dezembro.
O desembargador Severino Rodrigues Dos Santos, atual presidente do TRT da 19ª região, deixa a direção do tribunal em 28/6. As eleições para a próxima cúpula acontecem em março.
O TRT da 20ª região elege seu novo presidente em novembro. A desembargadora Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira deixa o comando o tribunal no dia 14/12.
O desembargador Francisco Lima Filho, presidente do TRT da 24ª região, deixa a direção do tribunal em dezembro. As eleições para a próxima gestão acontecem em setembro.