Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Das Práticas Anti-sindicais às Práticas Anti-Representativas"

x

14/12/2005


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou dois exemplares do livro "Das Práticas Anti-sindicais às Práticas Anti-Representativas - Sistemas de Combate e a Tutela de Representações Coletivas de Trabalhadores" (editora LTR, 536p.), escrito e gentilmente oferecido por Marcus de Oliveira Kaufmann. Confira os ganhadores abaixo.


Este é um precioso e oportuno livro, que surge em grave momento histórico, em que todos se inflamam ao discutir a reforma sindical brasileira. A representação dos trabalhadores no local de trabalho é um dos traços mais importantes da liberdade sindical, propiciando, ademais, inserção do trabalhador na empresa e instauração da cidadania corporativa.


Didático, objetivo e apoiado em excelente biblio-grafia, o Autor traz propostas arrojadas, em sintonia com o claro declínio e perda da auréola mágica dos sindicatos. Suas idéias convergem para um sistema que permite estabelecer verdadeira sinergia entre a atividade sindical e as representações de trabalhadores no local de trabalho.


Essas representações internas podem estabelecer processos de parceria empresa/trabalhador, com mais possibilidades de êxito do que com a participação clássica dos sindicatos. Pode-se dizer que são verdadeiros meca-nismos participativos de gestão empresarial.


Como diz o Autor, com rara felicidade, a negociação coletiva local , dentro da empresa e sem a intervenção do sindicato, é um "standard" mínimo de democracia.


Com sua inteligência e cultura, o Autor contribui enormemente para a compreensão dos novos rumos do sindicalismo e da modernização das relações de trabalho.


Marcus de Oliveira Kaufmann é Mestre em Direito das Relações Sociais (Direito do Trabalho) pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Advogado em Brasília.

______________


Ganhadores:
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

Justiça faz "milagre" frente à alta demanda do Brasil, diz desembargadora

4/11/2024

Gilmar Mendes suspende julgamento sobre igualdade de aposentadoria de policiais

4/11/2024

Caixa é condenada a estornar valores transferidos após golpe no WhatsApp

2/11/2024

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

É constitucional a proposta de “só preto pode falar”?

5/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024