Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Das Práticas Anti-sindicais às Práticas Anti-Representativas"

x

14/12/2005


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou dois exemplares do livro "Das Práticas Anti-sindicais às Práticas Anti-Representativas - Sistemas de Combate e a Tutela de Representações Coletivas de Trabalhadores" (editora LTR, 536p.), escrito e gentilmente oferecido por Marcus de Oliveira Kaufmann. Confira os ganhadores abaixo.


Este é um precioso e oportuno livro, que surge em grave momento histórico, em que todos se inflamam ao discutir a reforma sindical brasileira. A representação dos trabalhadores no local de trabalho é um dos traços mais importantes da liberdade sindical, propiciando, ademais, inserção do trabalhador na empresa e instauração da cidadania corporativa.


Didático, objetivo e apoiado em excelente biblio-grafia, o Autor traz propostas arrojadas, em sintonia com o claro declínio e perda da auréola mágica dos sindicatos. Suas idéias convergem para um sistema que permite estabelecer verdadeira sinergia entre a atividade sindical e as representações de trabalhadores no local de trabalho.


Essas representações internas podem estabelecer processos de parceria empresa/trabalhador, com mais possibilidades de êxito do que com a participação clássica dos sindicatos. Pode-se dizer que são verdadeiros meca-nismos participativos de gestão empresarial.


Como diz o Autor, com rara felicidade, a negociação coletiva local , dentro da empresa e sem a intervenção do sindicato, é um "standard" mínimo de democracia.


Com sua inteligência e cultura, o Autor contribui enormemente para a compreensão dos novos rumos do sindicalismo e da modernização das relações de trabalho.


Marcus de Oliveira Kaufmann é Mestre em Direito das Relações Sociais (Direito do Trabalho) pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Advogado em Brasília.

______________


Ganhadores:
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024