A proposta é do Instituto Alana, ONG que tem como missão fomentar e promover a assistência social, a educação, a cultura, a proteção e o amparo da população em geral. O conteúdo do livro resulta da parceria entre a "Andi" - Comunicação em Direitos, Instituto "Alana" - Projeto Criança e Consumo e "Lids" - Harvard Law and Internacional Development Society, cuja pesquisa culminou com a análise da legislação de alguns países de democracia consolidada sobre o tema da publicidade a crianças, especificamente, sobre publicidade de alimentos e bebidas não saudáveis dirigida a esse público.
Entende-se que a falta de regulação sobre a matéria tem contribuído para uma verdadeira epidemia de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis entre crianças, ou seja, um problema de saúde pública que só tende a se agravar se nenhuma providência for tomada.
A obra identifica referenciais comparativos, junto a diversos países, quanto a medidas de regulação da publicidade dirigida a crianças, de forma a subsidiar a tomada de decisões, notadamente no Brasil, em relação a políticas públicas afeitas a esta matéria.
Sobre as coordenadores :
Isabella Henriques é diretora de Defesa e Futuro do Instituto Alana.
Veet Vivarta é secretário executivo da ANDI.
__________
Ganhadores :
Pablo Diego Brito Leão, da Telefônica, de São Paulo/SP;
Naiara Jorge, do Rio de Janeiro/RJ; e
Maurício Tadeu Farinon, de Sertão/RS.
__________
__________
__________