Migalhas Quentes

Gilmar Mendes permite retorno de procuradora para gabinete de juiz

Decisão suspende liminar do CNJ que havia exonerado procuradora do cargo de assessora jurídica.

14/7/2013

O ministro Gilmar Mendes, do STF, deferiu liminar na última sexta-feira, 12, permitindo o retorno de procuradora da Fazenda Nacional ao cargo de assessora no TRF da 2ª região. A liminar suspende a decisão do conselheiro José Lúcio Munhoz, do CNJ, que determinou o afastamento dos procuradores que atuam em gabinetes de juízes no TRF até análise do mérito do caso.

Mendes considerou que a decisão do CNJ criou uma instabilidade institucional para o TRF: “A seguir o raciocínio contido na decisão impugnada, todos seriam suspeitos a priori, levando-se a concluir pela supressão de qualquer assessoria, o que não se coaduna com o sentido da função administrativa e da própria legislação e Constituição, que se pauta pela diretriz da confiança (limitada e controlada) nos servidores públicos (de cargos de provimento efetivo e de cargos de livre nomeação e exoneração).”

A decisão do ministro também ressalta que “periculum in mora inverso, pois tanto a imagem do TRF da 2ª região, e da própria servidora, quanto o regular funcionamento das atividades do Tribunal podem ser prejudicados por medidas como essa”.

A Ajufe é autora do MS (32.189) pedindo que o STF suspendesse a decisão do CNJ e definisse que órgão administrativo não pode interferir na discricionariedade administrativa de cada tribunal.

Veja íntegra da decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Procuradora da Fazenda é exonerada de cargo em TRF da 2ª região

27/6/2013

Notícias Mais Lidas

Empregada que negou registro para manter Bolsa Família pagará má-fé

27/3/2025

Daniel Alves é absolvido pela Justiça da Espanha em caso de estupro

28/3/2025

"Repulsa de política", diz mulher que pichou "perdeu, mané" de batom

27/3/2025

Protestando por Bolsonaro, caminhoneiro invade PRF; juiz mantém prisão

27/3/2025

Justiça isenta seguradoras em furto de carro fora do local de pernoite

28/3/2025

Artigos Mais Lidos

Tobias Barreto e a folha dobrada

27/3/2025

O papel de notários e registradores no sistema brasileiro de precedentes

27/3/2025

A impossibilidade da incidência da CPSS sobre os juros de mora em precatórios e RPVs

28/3/2025

A deusa Têmis moderna não vê, não fala e não ouve

27/3/2025

Inteligência artificial. IAgora?

28/3/2025