Migalhas Quentes

OAB fará audiências públicas para discutir ensino jurídico no Brasil

As reuniões serão promovidas em todos os Estados, com participação do Conselho Federal, das OABs locais, de professores, alunos e dirigentes de instituições de ensino.

11/6/2013

O Conselho Federal da OAB anunciou que realizará uma série de audiências públicas para discutir a situação do ensino jurídico no Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado, e o presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica da entidade, Eid Badr, durante sessão plenária do Conselho.

As reuniões serão promovidas em todos os Estados, com participação do Conselho Federal, das OABs locais, de professores, alunos e dirigentes de instituições de ensino. Após as discussões estaduais, a entidade pretende promover uma audiência nacional.

O objetivo da ação, que ainda não tem calendário definido, é oferecer sugestões ao MEC para a fixação de normas de regulação e supervisão na área. Foi instituída uma comissão paritária para estabelecer os novos parâmetros para normatizar o ensino do Direito no país, dentro do novo marco regulatório do ensino jurídico.

Marcus Vinicius Furtado afirmou que a comunidade acadêmica e toda a sociedade devem ser envolvidas, de forma a ampliar o diálogo e concluir o que será levado ao MEC. "Será um fato marcante para a relação entre OAB, entidades de ensino, sociedade e governo", afirmou.

Eid Badr lembrou que a elaboração do trabalho com base nas audiências públicas, cujo resultado será discutido pelo grupo de trabalho entre OAB e MEC, constitui um momento inédito e histórico. "Das vezes anteriores, a OAB era chamada para aplicar regras pré-existentes; agora, não, vamos tratar da base normativa e propor regras a serem aplicadas ao ensino jurídico, regras que serão propostas a partir de discussão ampla e democrática; de forma a conferir maior transparência ao processo", declarou.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024